Disciplina

Área

Competências Transversais > Competências Transversais

Activa nos planos curriculares

MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Competência Transversal II

LEC 2003 > LEC 2003 > Perfil Estruturas e Construção/Construção > Competência Transversal II

MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Competência Transversal II

Nível

Módulo A – Avaliação de conhecimentos através de exame Módulo B – Avaliação através da apresentação de um relatório

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

14.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se que o aluno de engenharia civil seja capaz de: ter uma intervenção profissional e de liderança; comunicar as suas conclusões, e os raciocínios de forma clara e sem ambiguidades; promover a inovação tecnológica e o empreendedorismo; ter preocupações ambientais e de sustentabilidade no desenvolvimento de estudos de engenharia civil; ter uma atitude profissional, adulta e responsável.

Programa

Módulo A – Empresas e Negócios A Liderança. O perfil do líder. Forma de liderança. Gestão de equipas. Constituição da empresa: PME/quotas/acções. Organização da empresa. Cálculo do custo e definição do preço de venda. Mapa de tesouraria. Cálculo do financiamento. Planos de Desenvolvimento. Gestão de recursos humanos. Módulo B – Portfólio Pessoal As actividades são diversificadas e devem ser previamente acordadas entre os alunos e o Coordenador do Curso. Alguns exemplos: 1. Realização de estágios em empresas. 2. Participação em competições internacionais de natureza educacional/formativa. 3. Divulgação da engenharia civil junto das empresas, das escolas do ensino secundário e da sociedade em geral. 4. Realização de actividades culturais ou desportivas internas ou externas ao IST. 5. Realização de actividades de solidariedade social.

Metodologia de avaliação

Módulo A – Avaliação de conhecimentos através de exame Módulo B – Avaliação através da apresentação de um relatório

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais