Disciplina
Competência Transversal II
Área
Competências Transversais > Competências Transversais
Activa nos planos curriculares
MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Competência Transversal II
LEC 2003 > LEC 2003 > Perfil Estruturas e Construção/Construção > Competência Transversal II
MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Competência Transversal II
Nível
A disciplina é leccionada através de uma aula semanal com a duração de 2 horas. Em cada aula é discutido um tema dos referidos nos conteúdos programáticos. Apresenta-se um PowerPoint com os conceitos principais relativos ao tema, fomentando a discussão com os alunos, à medida que cada slide é exposto. Para determinados temas são feitos cálculos por forma a que os alunos compreendam as decisões que são tomadas com base em estimativas, indicadores e cálculos. A avaliação de conhecimentos é realizada através de um exame repartido igualmente entre discussão de conceitos e cálculos.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
14.0 h/semestre
Objectivos
Que cada aluno se veja como um potencial empreendedor. Capaz de criar o seu próprio emprego, desenvolvendo com êxito o seu negócio. Que conheça as bases de funcionamento de uma empresa e saiba estabelecer o seu plano de negócios. Que compreenda os conceitos, comportamentos e práticas de um líder, de um empresário, de um empreendedor e de um gestor.
Programa
Conceito de empreendedorismo. Pontos de vista de empresários de Pequenas e Médias Empresas (PME). Fontes de financiamento. Juros e amortização da dívida. Princípios da inovação. Inovação contínua e disruptiva. Liderança - teoria e prática. Como comunicar: expressão oral e escrita. Custo da empresa e do projecto. Análise económica e financeira das empresas. Balanço e demonstração de resultados. Indicadores. Plano de negócios. A oportunidade. Não há glória sem riscos.
Metodologia de avaliação
A disciplina é leccionada através de uma aula semanal com a duração de 2 horas. Em cada aula é discutido um tema dos referidos nos conteúdos programáticos. Apresenta-se um PowerPoint com os conceitos principais relativos ao tema, fomentando a discussão com os alunos, à medida que cada slide é exposto. Para determinados temas são feitos cálculos por forma a que os alunos compreendam as decisões que são tomadas com base em estimativas, indicadores e cálculos. A avaliação de conhecimentos é realizada através de um exame repartido igualmente entre discussão de conceitos e cálculos.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
ISBN 9788535209969, Editora Campus
ISBN 9788535209822, Editora Campus
A arte da liderança para executivos
ISBN: 9789728461362, Lyon Edições
Manual de comportamento organizacional e gestão
Pina e Cunha. M.; Rego, A.; Campus e Cunha, R.; Cabral-Cardoso, C.
ISBN: 9789728871161, Editora HR
Comunicar em Ciência - Como redigir e apresentar trabalhos científicos
ISBN 9725921658, Escolar Editora
Comunicar - Aprenda as regras de ouro das apresentações em público
ISBN 9789722029803, Dom Quixote
Porque é que os empreendedores devem comer bananas
ISBN 9789899514973, Actual Editora
Os 10 mandamentos da inovação estratégica