Áreas Científicas

Área Científica de Arquitetura

A Área Científica de Arquitetura engloba as unidades curriculares (UCs) da Área Científica de Arquitetura divididas em dois grupos: o de Projeto de Arquitetura inclui as UCs que informam mais diretamente a prática da arquitetura; o de História e Teoria de Arquitetura reúne as UCs que dão enquadramento cultural e/ou suporte teórico à prática do projeto.

Coordenação: Profª Teresa Valsassina Heitor

Área Científica de Construção

A Área Científica de Construção agrupa os docentes responsáveis pelo ensino e investigação das seguintes áreas de Engenharia Civil: Física dos Edifícios, Materiais de Construção, Tecnologia da Construção e Gestão da Construção. No DECivil, esta Área Científica tem a coordenação do Perfil em Construção do Mestrado Integrado em Engenharia Civil e da área de construção do Doutoramento em Engenharia Civil.

Coordenação: Prof. Fernando Branco

Área Científica de Geotecnia

A Área Científica de Geotecnia é constituída por uma equipa dinâmica, com seis docentes e um investigador. A Secção de Geotecnia assegura a docência das disciplinas do tronco comum do MEC, MA e LEGI nas áreas de Mecânica dos Solos e Obras Geotécnicas e oferece uma Área de Especialização em Geotecnia no MEC. Oferece, em parceria com o LNEC e a FCT/UNL, o Diploma de Formação Avançada em Geotecnia para Engenharia Civil, o qual funciona alternadamente no IST e na FCT/UNL. Na Área Científica de Geotecnia desenvolve-se investigação fundamental e aplicada, com componentes numérica e experimental, nas áreas de caracterização químico-hidro-mecânica de solos e enrocamentos, reologia dos solos, transporte de fluidos em meios porosos, dinâmica dos solos, análise do comportamento estático e sísmico de estruturas geotécnicas incluindo túneis, fundações superficiais e profundas, estruturas de suporte, aterros e melhoramento e reforço de solos. Os trabalhos de investigação traduzem-se, na sua maioria, na preparação de dissertações de mestrado e doutoramento e artigos científicos com impacto internacional. Para além das vertentes de ensino e de investigação, a Área Científica é frequentemente solicitada a prestar serviços de consultadoria a entidades públicas e privadas.

Coordenação: Prof. Jaime Santos

Área Científica Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos

A Área Científica de Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos (ACHARH) constitui uma unidade administrativa do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST (DECivil) que enquadra cerca de vinte professores com competência específica nos domínios da água e do ambiente. A ACHARH está especialmente vocacionada para investigar e ministrar formação no âmbito das áreas científicas de Hidráulica e de Ambiente e Recursos Hídricos. Os objectivos da ACHARH encontram-se naturalmente alinhados com os do Plano Estratégico do IST recentemente aprovado, nomeadamente no que se refere à ênfase na investigação e na oferta formativa, orientada para o 2º e o 3º ciclos, tendo em vista a geração de conhecimento e a sua disseminação na sociedade.

Coordenação: Prof. Francisco Nunes Correia

Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas

A Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas (SMEE) tem por objetivo garantir o suporte administrativo às atividades da Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas. A ACMEE dá apoio às atividades académicas de cerca de 40 docentes que garantem o serviço docente das unidades curriculares inseridas nos 6 Grupos de Disciplinas da Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas.

Coordenação: Prof. Dinar Camotim

Área Científica de Minas e Georrecursos

A Área Científica de Minas e Georrecursos é a unidade orgânica do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos, que é responsável pelas áreas científicas de Geociências, Geoengenharia e Recursos Naturais e Ambiente. A Secção de Minas e Georrecursos é responsável pela Licenciatura e Engenharia Geológica e de Minas, o Mestrado em Engª Geológica e de Minas, o Doutoramento em Georrecursos e o Diploma de Formação Avançada em Georrecursos. Para além disso participa em vários outros mestrados, em particular no Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente. A atividade de investigação dos docentes e investigadores desta Área Científica é desenvolvida no CERENA - Centro de Recursos Naturais e Ambiente.

Coordenação: Prof. Amílcar Soares

Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais

A Área Científica de Urbanismo, Transportes, Vias e Sistemas é a unidade orgânica do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura que é responsável pelas áreas científica de Urbanismo e Transportes e Sistemas e Gestão. Participa nos Cursos de Mestrado de Engenharia Civil, de Arquitetura, de Urbanismo e Ordenamento de Território e de Planeamento e Operação de Transportes. A atividade de investigação dos docentes desta Área Científica é desenvolvida no CERIS.

Coordenação: Prof. Fernando Nunes da Silva