Página Inicial



Anúncios

Palestra “Kingdom Tower” com Robert Sinn

14 Março 2017, 10:13 - Paula Cristina Martins Marques Santinho

Terá lugar no dia 17 de março, pelas 14h, no Centro de Congressos, a Palestra “Kingdom Tower”, por Robert Sinn, organizada pelo Fórum Civil.

Robert Sinn é o Diretor da delegação de Chicago da Thornton Tomasetti e é o Diretor para toda a empresa da área de projeto de estruturas de edifícios novos. Tem mais de 32 anos de experiência, combinado o tempo na Skidmore, Owings & Merril, e na TT, e esteve envolvido no projeto de grandes edifícios como o Museu Guggenheim de Bilbao, Espanha e o Trump International Hotel and Tower, em Chicago. O seu trabalho atual inclui a direção do projeto de estruturas da Jeddah Tower, edifício com um quilómetro de altura atualmente em construção na Arábia Saudita.
A construção da Torre do Reino de 1000+ metros de altura em Jeddah, Reino da Arábia Saudita está atualmente em curso, estando a fundação completa e superestrutura em betão já atinge os 200 metros de altura. A palestra irá se concentrar nos significativos desafios que se colocam ao projetar o próximo edifício mais alto do mundo. Será apresentada uma breve visão geral da arquitetura e do planeamento geral para a torre e empreendimentos circundantes.

Apresentam-se aspetos importantes do programa de prospeção geotécnica, do projeto da fundação com ensoleiramento geral sobre estacas e dos estudos de interação solo-estrutura; juntamente com previsões de assentamento de longo prazo, o programa ensaio das estacas e os estudos de sismicidade local. A superestrutura é composta quase inteiramente por paredes de betão armado e vigas de ligação. O sistema estrutural foi desenvolvido com base na necessidade de simplicidade e repetição durante o processo de construção. O sistema de paredes de betão armado escolhido é único em torres tão altas, na medida em que não depende de elementos verticais estabilizadores, e apresenta valores muito baixos de encurtamento em elementos verticais.

A apresentação incidirá sobre o desenvolvimento do sistema estrutural da torre, incluindo precedentes históricos, o programa de ensaios de túnel de vento e outros aspetos exclusivos do projeto de engenharia estrutural da torre e planeamento da construção. São também salientadas questões técnicas particularmente importantes, como a previsão do encurtamento vertical devido aos efeitos diferidos. As características comportamentais da torre sob cargas laterais e gravíticas serão também salientadas. O projeto está programado para ser concluído no final de 2019.


Todos os Anúncios

Eventos

Prova de Doutoramento em Arquitetura

22 Março 2017, 09:26 - Paula Cristina Martins Marques Santinho

Candidata: Maria Luísa Canas da Silva Kuhn Videira

Título da Dissertação: "Campus as City - City as a Campus. A Morphological Approach to University Precincts in Urban Context".

Data: Dia 28 de março de 2017

Hora: 14:30h

Orientadora Científica: Profª Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor

Co-Orientador Científico: Prof. Pablo Campos Calvo-Sotelo (Universidad San Pablo – CEU, Madrid)

Local: Sala 4.41 (Piso 2 do Pavilhão de Civil do IST)


Todos os eventos.