Disciplina

Área

Competências Transversais > Competências Transversais

Activa nos planos curriculares

MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Competência Transversal II

LEC 2003 > LEC 2003 > Perfil Estruturas e Construção/Construção > Competência Transversal II

MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Competência Transversal II

Nível

A disciplina é leccionada através de uma aula semanal com a duração de 2 horas. Em cada aula é discutido um tema dos referidos nos conteúdos programáticos. Apresenta-se um PowerPoint com os conceitos principais relativos ao tema, fomentando a discussão com os alunos, à medida que cada slide é exposto. Para determinados temas são feitos cálculos por forma a que os alunos compreendam as decisões que são tomadas com base em estimativas, indicadores e cálculos. A avaliação de conhecimentos é realizada através de um exame repartido igualmente entre discussão de conceitos e cálculos.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

14.0 h/semestre

Objectivos

Que cada aluno se veja como um potencial empreendedor. Capaz de criar o seu próprio emprego, desenvolvendo com êxito o seu negócio. Que conheça as bases de funcionamento de uma empresa e saiba estabelecer o seu plano de negócios. Que compreenda os conceitos, comportamentos e práticas de um líder, de um empresário, de um empreendedor e de um gestor.

Programa

Conceito de empreendedorismo. Pontos de vista de empresários de Pequenas e Médias Empresas (PME). Fontes de financiamento. Juros e amortização da dívida. Princípios da inovação. Inovação contínua e disruptiva. Liderança - teoria e prática. Como comunicar: expressão oral e escrita. Custo da empresa e do projecto. Análise económica e financeira das empresas. Balanço e demonstração de resultados. Indicadores. Plano de negócios. A oportunidade. Não há glória sem riscos.

Metodologia de avaliação

A disciplina é leccionada através de uma aula semanal com a duração de 2 horas. Em cada aula é discutido um tema dos referidos nos conteúdos programáticos. Apresenta-se um PowerPoint com os conceitos principais relativos ao tema, fomentando a discussão com os alunos, à medida que cada slide é exposto. Para determinados temas são feitos cálculos por forma a que os alunos compreendam as decisões que são tomadas com base em estimativas, indicadores e cálculos. A avaliação de conhecimentos é realizada através de um exame repartido igualmente entre discussão de conceitos e cálculos.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Empreendedorismo e Estratégia

Harvard Business Review

2008

ISBN 9788535209969, Editora Campus


O que faz um lider

Harvard Business Review

2008

ISBN 9788535209822, Editora Campus


A arte da liderança para executivos

Krause, D.G.

2008

ISBN: 9789728461362, Lyon Edições


Manual de comportamento organizacional e gestão

Pina e Cunha. M.; Rego, A.; Campus e Cunha, R.; Cabral-Cardoso, C.

2008

ISBN: 9789728871161, Editora HR


Comunicar em Ciência - Como redigir e apresentar trabalhos científicos

Madeira, A.C.; Abreu, M.M.

2004

ISBN 9725921658, Escolar Editora


Comunicar - Aprenda as regras de ouro das apresentações em público

Rego, A.; Pina e Cunha, M.

2005

ISBN 9789722029803, Dom Quixote


Porque é que os empreendedores devem comer bananas

Tupman, S.

2008

ISBN 9789899514973, Actual Editora


Os 10 mandamentos da inovação estratégica

Govindarajan, V; Trimble, C.

2006

ISBN: 9788535218718, Elsevier