Ver Post

Joana Ortigueira - 1º lugar prémio Toste de Azevedo

26 Setembro 2018, 17:26 - Eduardo Miguel Lanceiro Amaro

Joana Ortigueira, estudante do Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente do Técnico, ganhou o 1º lugar no prémio Toste de Azevedo da Associação Portuguesa para o Hidrogénio.


Com o projeto FOREVAR (Food waste reduction and valorization), focado na recolha e valorização de desperdício alimentar para produção de bioenergia, através da conversão anaeróbia de restos alimentares para a produção de hidrogénio biológico e produtos secundários de valor acrescentado. O projeto tem como principal objetivo não somente a correta valorização de resíduos deste género mas também a consciencialização da sociedade para esta problemática.

Com formação em Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico, Joana Ortigueira iniciou em 2016 o doutoramento na mesma instituição em Engenharia do Ambiente.
Desempenha a sua investigação na unidade de Bioenergia do Laboratório Nacional de Energia e Geologia em parceria com o Instituto D. Luiz da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O Prémio Toste de Azevedo 2018, foi criado no âmbito do Projecto H2SE- Hidrogénio e Sustentabilidade Energética, com o apoio do SIAC e visa distinguir os melhores trabalhos académicos e de investigação desenvolvidos no âmbito de sistemas ou tecnologias relacionadas com a sustentabilidade energética, focados no Hidrogénio como vector energético, realizados em instituições do Sistema Técnico e Cientifico Nacional.