Técnico Sustentável

Projecto

Coordenação:

Tiago Domingos (Professor DEM/Presidente MARETEC/LARSyS)

Silvia Di Salvatore (Investigadora MARETEC/LARSyS)

Inês Ribeiro (Professora DEM/Investigadora IDMEC)

Contactos: tecnicosustentavel@ambiente.tecnico.ulisboa.pt

Ao longo dos últimos anos, a comunidade do Instituto Superior Técnico tem desenvolvido muitas iniciativas ligadas à sustentabilidade ambiental e social, mas este conjunto de acções nunca estiveram interligadas.

A partir desta realidade, o projecto “Técnico Sustentável – Ambiente Sociedade Economia”, aprovado na Plataforma de Ciências e Engenharia do Ambiente (IST Ambiente) em Outubro de 2019, constituiu-se como um projecto, um processo, um contexto de confronto, de coordenação e de programação para a partilha de conhecimentos científicos e tecnológicos, com o objectivo de assumir a perspectiva da sustentabilidade ambiental, social e económica em todas as vertentes da missão institucional do Técnico, em linha com os 17 ODS da Agenda ONU 2030.

Os objetivos do projecto são:

• Introduzir o tema do desenvolvimento sustentável nos percursos didácticos para que esteja presente nas unidades curriculares nos três ciclos de estudo, incentivando e valorizando a investigação nos temas da sustentabilidade.
  • Reduzir o impacto ambiental do Técnico através de uma melhor gestão dos recursos energéticos e hídricos, a reutilização e a reciclagem dos produtos, reduzindo a pegada de carbono, agindo sobre as fontes energéticas e a mobilidade, melhorando as condições do conjunto edificado do IST.
  • Promover os temas da sustentabilidade social do Técnico, com o objectivo de criar um ambiente de estudo e de trabalho fundado nos valores da inclusão, na valorização das diferenças e na coesão social, com a promoção iniciativas que visam garantir saúde e bem-estar.
  • Promover uma gestão estruturada e integrada das acções e iniciativas existentes no IST na temática da sustentabilidade, dinamizando o desenvolvimento e a partilha de boas práticas de sustentabilidade na comunidade universitária e promovendo novos projectos para a sustentabilidade dos campi IST.
  • Promover uma mudança cultural difusa no interior da comunidade universitária e a realização e apoio de iniciativas que favoreçam a transferência de conhecimento no território, assumindo um compromisso concreto de responsabilidade com a nossa sociedade e contribuindo para a criação de novos modelos de desenvolvimento social, cultural, científico-tecnológico e económico.

O projecto “Técnico Sustentável – Ambiente, Sociedade, Economia”, articula-se em 7 Âmbitos da Sustentabilidade (AS) e 2 Âmbitos Transversais (AT) e respectivos grupos de trabalho:

Âmbitos da Sustentabilidade:

AS 1 – Ensino