Página Inicial

A Plataforma de Ciências e Engenharia do Ambiente (IST-Ambiente) criada em Maio de 2011 é uma estrutura interdepartamental que agrega cerca de 80 docentes e investigadores de 8 Departamentos e de 16 Unidades de Investigação do IST.

A IST-Ambiente tem como principais objectivos:

1. estabelecer fora de discussão e mobilização de iniciativas, criando oportunidades nos domínios da investigação, do ensino e da prestação de serviços;
  2. potenciar a integração de atividades e promover novas linhas de desenvolvimento das ciências e engenharia do ambiente na escola;
  3. promover a difusão das capacidades da escola junto da sociedade e do mercado da prestação de serviços.

Através das suas actividades a IST-Ambiente mobiliza-se numa estratégia de crescimento e afirmação da área do Ambiente no IST, com vista à criação de valor acrescentado para a Universidade e para a Sociedade.

A IST-Ambiente está intrinsecamente ligada ao Ensino de Engenharia do Ambiente no IST

Apresentações MSc e PhDOportunidades Profissionais

Joana Ortigueira - 1º lugar prémio Toste de Azevedo

26 Setembro 2018, 17:26 - Eduardo Miguel Lanceiro Amaro

Joana Ortigueira, estudante do Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente do Técnico, ganhou o 1º lugar no prémio Toste de Azevedo da Associação Portuguesa para o Hidrogénio.

Com o projeto FOREVAR (Food waste reduction and valorization), focado na recolha e valorização de desperdício alimentar para produção de bioenergia, através da conversão anaeróbia de restos alimentares para a produção de hidrogénio biológico e produtos secundários de valor acrescentado. O projeto tem como principal objetivo não somente a correta valorização de resíduos deste género mas também a consciencialização da sociedade para esta problemática.

Com formação em Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico, Joana Ortigueira iniciou em 2016 o doutoramento na mesma instituição em Engenharia do Ambiente.
Desempenha a sua investigação na unidade de Bioenergia do Laboratório Nacional de Energia e Geologia em parceria com o Instituto D. Luiz da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O Prémio Toste de Azevedo 2018, foi criado no âmbito do Projecto H2SE- Hidrogénio e Sustentabilidade Energética, com o apoio do SIAC e visa distinguir os melhores trabalhos académicos e de investigação desenvolvidos no âmbito de sistemas ou tecnologias relacionadas com a sustentabilidade energética, focados no Hidrogénio como vector energético, realizados em instituições do Sistema Técnico e Cientifico Nacional.

Todos os Anúncios

Eventos

Sector Alimentar e Biodiversidade – Impactos, Recomendações e Propostas de Acção

13 Novembro 2018, 16:08 - Eduardo Miguel Lanceiro Amaro

O MARETEC, centro de investigação do Técnico, em colaboração com a PortugalFoods e no âmbito do Projecto “LIFE Food & Biodiversity – Biodiversidade nas Normas e Selos da Indústria Alimentar”, organiza o evento “Sector alimentar e biodiversidade – impactos, recomendações e propostas de acção”, que visa apresentar:

• Recomendações do projecto para a integração da biodiversidade nas linhas orientadoras e cadernos de especificações das Normas e Selos do sector alimentar e do retalho;
  • Informação sobre os impactos e boas práticas de produção de vários alimentos na biodiversidade;
  • Casos de implementação de estratégias de biodiversidade por empresas alimentares nacionais e internacionais.
    • Debater a implementação de melhores estratégias e práticas de biodiversidade no sector alimentar e do retalho.

Destinatários:

• Gestores de Marca, Produto, Qualidade e Ambiente do sector alimentar e do retalho;
    • Auditores e entidades certificadoras;
    • Consultores e explorações agrícolas fornecedoras;
    • ONG de ambiente e de consumidores.

Data: 29 de Novembro de 2018.

Local: IST – Alameda (Lisboa), Auditório do Complexo Interdisciplinar.

Hora: 13:45

Entrada livre. Inscrição até 22 de Novembro para https://goo.gl/forms/rhX3yMOVuv7mryIb2.

Programa em anexo.

Attachments