Página Inicial


A Plataforma de Ciências e Engenharia do Ambiente (IST-Ambiente) criada em Maio de 2011 é uma estrutura interdepartamental que agrega cerca de 80 docentes e investigadores de 8 Departamentos e de 16 Unidades de Investigação do IST.

A IST-Ambiente tem como principais objectivos:

  1. estabelecer fora de discussão e mobilização de iniciativas, criando oportunidades nos domínios da investigação, do ensino e da prestação de serviços;
  2. potenciar a integração de atividades e promover novas linhas de desenvolvimento das ciências e engenharia do ambiente na escola;
  3. promover a difusão das capacidades da escola junto da sociedade e do mercado da prestação de serviços.

Através das suas actividades a IST-Ambiente mobiliza-se numa estratégia de crescimento e afirmação da área do Ambiente no IST, com vista à criação de valor acrescentado para a Universidade e para a Sociedade.

A IST-Ambiente está intrinsecamente ligada ao Ensino de Engenharia do Ambiente no IST


Apresentações MSc e PhDOportunidades Profissionais

Anúncios

Oportunidade Doutoramento em Recursos Hídricos e Engenharia do Ambiente, Universidade de Oulu

16 Fevereiro 2018, 09:42 - Eduardo Miguel Lanceiro Amaro

Posição aberta para doutoramento na área de recursos hídricos e engenharia ambiental (4 anos).
A Universidade de Oulu, Unidade de Pesquisa de Recursos Hídricos e Engenhariado Ambiente (http://www.oulu.fi/water) anuncia uma posição de doutoramento para investigadores sobre o tratamento de águas residuais com foco na recuperação de recursos no tratamento de esgotos.
As lamas de esgoto fornecem uma fonte potencial de nutrientes e matéria orgânica para cultivo, mas com riscos inerentes à contaminação do solo e da água. O candidato a doutoramente irá focar-se na avaliação da disponibilidade e perdas de nutrientes, bem como o risco de contaminação por micro-poluidores (produtos farmacêuticos e produtos de higiene pessoal) provenientes de terras e de lamas de esgoto químicamente precipitadas. Os objetivos do doutoramento são:

i) Avaliar a eficácia de coagulantes orgânicos como agentes de precipitação no tratamento de esgotos
ii) investigar o efeito da substituição de coagulantes inorgânicos por coagulantes orgânicos na estabilização biológica de lamas, bem como na disponibilidade de nutrientes nos bio-sólidos resultantes
iii) identificar e quantificar os riscos de contaminação do solo por micro-poluentes, bem como os riscos de perdas de micronutrientes no escoamento de solos alterados por lamas
iv) identificar e quantificar os riscos de perdas de nutrientes a médio prazo no escoamento dos solos alterados por lamas
v) avaliar qualitativamente a aceitação da utilização de lamas por parte dos agricultores e do público em geral.

A unidade de pesquisa é composta por especialistas em hidrologia e engenharia de recursos hídricos, processos de purificação de água e águas residuais e engenharia ambiental. O doutorado será supervisionado pelo professor Bjørn Kløve, investigadores pós-doutorados Elisangela Heiderscheidt e Heini Postila. O doutorado vai se juntar a um grupo multinacional de 15 doutorados e 8 investigadores pós-doutorados. O candidato seguirá o programa de doutoramento da Universidade de Oulu (http://www.oulu.fi/university/) que levará ao grau de Doutor em Ciências (Tecnologia).

Espera-se que o candidato vencedor tenha um M.Sc. licenciado em engenharia civil ou ambiental, engenharia de água e saneamento, engenharia de recursos hídricos, ciência do solo ou engenharia química (ou diploma equivalente). A experiência em processos físicos de tratamento de água química e trabalho de laboratório é uma vantagem. O cargo requer habilidades de inglês escrito e oral fluentes e boas habilidades de comunicação. As habilidades linguísticas finlandesas são altamente benéficas, mas não essenciais. Responsabilidades de ensino e supervisão nos níveis de bacharelato ou mestrado devem ser esperadas como parte do programa doutoral.

O salário será baseado nos níveis 2 a 4 da tabela de nível de demanda para professores de ensino e pesquisa de universidades finlandesas. Além disso, será pago um componente salarial baseado no desempenho pessoal do trabalho (máximo de 46,3% do componente específico do trabalho). O salário é na prática aproximadamente 1900 - 2500 € por mês, dependendo da qualificação e experiência do nomeado.

A posição é preenchida a partir de 01 de maio de 2017 ou o mais breve possível. Um período experimental de 4 meses é aplicado. As candidaturas, juntamente com todos os documentos necessários, devem ser enviadas eletronicamente até 25 de fevereiro de 2018 (https://rekry.saima.fi/certiahome/open_job_view.html?did=5600&jc=1&id=00005028&lang=en)


Todos os Anúncios

Eventos

Conferência - Sourcing while respecting biodiversity: the case of food, Bruxelas, 1 de março de 2018

16 Fevereiro 2018, 10:25 - Eduardo Miguel Lanceiro Amaro

01 de março de 2018 (09h00-16h30), Local: Bruxelas, The Residence Palace (Rond-point Schuman)


O Fundo Global da Natureza, o Serviço Público Federal da Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Indústria, a Universidade Católica de Louvain e a IPES-food convidam-no a uma troca de ideias sobre o abastecimento de alimentos e a biodiversidade.

A sessão da manhã fornecerá uma visão geral dos resultados dos projeto financiados pela administração federal belga sobre uma ferramenta que visa fornecer recomendações sobre abastecimento alimentar respeitando a biodiversidade e novas recomendações emitidas pelo projeto LIFE Food & Biodiversity sobre critérios efetivos de biodiversidade para padrões e rótulos para o setor alimentar.

A sessão fechada da tarde será inteiramente dedicada a workshops técnicos, a fim de obter feedback e aconselhamento sobre esses projetos e a garantir que eles atendem às necessidades e realidades existentes.

O programa completo está disponível aqui, bem como documentos úteis. As discussões serão realizadas em inglês e um almoço será fornecido no final da sessão da manhã.

A participação é gratuita, mas é necessário um registro prévio. Por favor, preencha o formulário de inscrição aqui.

O registro está aberto até 23 de fevereiro. A participação nas sessões da tarde é restrita a participantes com interesse demonstrado na área.

Esperamos contar com a sua presença!

Attachments


Todos os eventos.