Página Inicial

A Plataforma de Ciências e Engenharia do Ambiente (IST-Ambiente) criada em Maio de 2011 é uma estrutura interdepartamental que agrega cerca de 100 docentes e investigadores de 8 Departamentos e de 16 Unidades de Investigação do IST.

A IST-Ambiente tem como principais objectivos:

1. estabelecer fora de discussão e mobilização de iniciativas, criando oportunidades nos domínios da investigação, do ensino e da prestação de serviços;
  2. potenciar a integração de atividades e promover novas linhas de desenvolvimento das ciências e engenharia do ambiente na escola;
  3. promover a difusão das capacidades da escola junto da sociedade e do mercado da prestação de serviços.

Através das suas actividades a IST-Ambiente mobiliza-se numa estratégia de crescimento e afirmação da área do Ambiente no IST, com vista à criação de valor acrescentado para a Universidade e para a Sociedade.

A IST-Ambiente está intrinsecamente ligada ao Ensino de Engenharia do Ambiente no IST.

Apresentações MSc e PhDOportunidades Profissionais

Técnico faz a diferença | Boa Prática do Ano

8 setembro 2023, 11:02 - Nuno Miguel Saldanha de Azevedo de Sousa Sarmento

O projecto "Técnico faz a diferença - Modelo e Plano Operativo para a gestão de resíduos sólidos urbanos no IST", coordenado pela Inv.ª Silvia Di Salvatore (membro da IST-Ambiente), recebeu o prémio de Boa Prática do Ano de 2023, atribuído pelo ObservIST - Observatório de Boas Práticas do IST.

O prémio será entregue no "6.º Encontro ObservIST", no dia 14 de Novembro, às 9:10.

Este prémio segue-se aos prémios de Boas Práticas atribuídos aos projectos "Mecânica faz a diferença" (em 2021) e "Técnico + Verde" (em 2022).

Todos estes projectos estão enquadrados na Iniciativa "Técnico Sustentável".

Todos os Anúncios

“Mural do Clima” no Técnico | inscrições abertas

11 abril 2024, 20:05 - Nuno Miguel Saldanha de Azevedo de Sousa Sarmento

Já estão abertas (aqui) as inscrições no "workshop" "Mural do Clima", que terá lugar no Técnico no dia 23 de Abril!

Apelamos a todos os membros da comunidade Técnico (alunos, professores, funcionários, etc.) para participarem neste "workshop", debatendo soluções para as grandes questões da transição energética e os seus impactos na economia e na sociedade numa perspectiva científica.

Trata-se de uma organização da IST-Ambiente e do MARETEC, em colaboração com o European ClimatePact, a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável e a Associação Transitar.

O workshop “Mural do Clima” permite compreender as causas e consequências das alterações climáticas e tornar os participantes actores da transição climática. Foi criado em França em 2018 e já sensibilizou mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o Mundo. Já foi implementado em várias Universidades e Grandes Escolas francesas.

A sessão de abertura contará com o Prof. Miguel Amado (Vice-Presidente do Técnico com o pelouro da Sustentabilidade e Infraestruturas) e com a Representação da Comissão Europeia em Portugal. No "workshop" os participantes irão debater, em grupos, as causas e efeitos das alterações climáticas e procurar soluções, representando-as num Mural.

O programa do “workshop” é o seguinte:

9:00 – 10:00: sessão de abertura e debate aberto (Auditório do Centro de Congressos, Pav. Civil);

10:00 – 13:00: “workshop” “Mural do Clima” (Espaço 24, Pav. Civil).

Informação adicional aqui e curta apresentação da actividade pelo fundador aqui.

Attachments

Todos os eventos.