Página Inicial


A Plataforma de Ciências e Engenharia do Ambiente (IST-Ambiente) criada em Maio de 2011 é uma estrutura interdepartamental que agrega cerca de 80 docentes e investigadores de 8 Departamentos e de 16 Unidades de Investigação do IST.

A IST-Ambiente tem como principais objectivos:

  1. estabelecer fora de discussão e mobilização de iniciativas, criando oportunidades nos domínios da investigação, do ensino e da prestação de serviços;
  2. potenciar a integração de atividades e promover novas linhas de desenvolvimento das ciências e engenharia do ambiente na escola;
  3. promover a difusão das capacidades da escola junto da sociedade e do mercado da prestação de serviços.

Através das suas actividades a IST-Ambiente mobiliza-se numa estratégia de crescimento e afirmação da área do Ambiente no IST, com vista à criação de valor acrescentado para a Universidade e para a Sociedade.

A IST-Ambiente está intrinsecamente ligada ao Ensino de Engenharia do Ambiente no IST


Apresentações MSc e PhDOportunidades Profissionais

Anúncios

Oportunidade Doutoramento em Recursos Hídricos e Engenharia do Ambiente, Universidade de Oulu

16 Fevereiro 2018, 09:42 - Eduardo Miguel Lanceiro Amaro

Posição aberta para doutoramento na área de recursos hídricos e engenharia ambiental (4 anos).
A Universidade de Oulu, Unidade de Pesquisa de Recursos Hídricos e Engenhariado Ambiente (http://www.oulu.fi/water) anuncia uma posição de doutoramento para investigadores sobre o tratamento de águas residuais com foco na recuperação de recursos no tratamento de esgotos.
As lamas de esgoto fornecem uma fonte potencial de nutrientes e matéria orgânica para cultivo, mas com riscos inerentes à contaminação do solo e da água. O candidato a doutoramente irá focar-se na avaliação da disponibilidade e perdas de nutrientes, bem como o risco de contaminação por micro-poluidores (produtos farmacêuticos e produtos de higiene pessoal) provenientes de terras e de lamas de esgoto químicamente precipitadas. Os objetivos do doutoramento são:

i) Avaliar a eficácia de coagulantes orgânicos como agentes de precipitação no tratamento de esgotos
ii) investigar o efeito da substituição de coagulantes inorgânicos por coagulantes orgânicos na estabilização biológica de lamas, bem como na disponibilidade de nutrientes nos bio-sólidos resultantes
iii) identificar e quantificar os riscos de contaminação do solo por micro-poluentes, bem como os riscos de perdas de micronutrientes no escoamento de solos alterados por lamas
iv) identificar e quantificar os riscos de perdas de nutrientes a médio prazo no escoamento dos solos alterados por lamas
v) avaliar qualitativamente a aceitação da utilização de lamas por parte dos agricultores e do público em geral.

A unidade de pesquisa é composta por especialistas em hidrologia e engenharia de recursos hídricos, processos de purificação de água e águas residuais e engenharia ambiental. O doutorado será supervisionado pelo professor Bjørn Kløve, investigadores pós-doutorados Elisangela Heiderscheidt e Heini Postila. O doutorado vai se juntar a um grupo multinacional de 15 doutorados e 8 investigadores pós-doutorados. O candidato seguirá o programa de doutoramento da Universidade de Oulu (http://www.oulu.fi/university/) que levará ao grau de Doutor em Ciências (Tecnologia).

Espera-se que o candidato vencedor tenha um M.Sc. licenciado em engenharia civil ou ambiental, engenharia de água e saneamento, engenharia de recursos hídricos, ciência do solo ou engenharia química (ou diploma equivalente). A experiência em processos físicos de tratamento de água química e trabalho de laboratório é uma vantagem. O cargo requer habilidades de inglês escrito e oral fluentes e boas habilidades de comunicação. As habilidades linguísticas finlandesas são altamente benéficas, mas não essenciais. Responsabilidades de ensino e supervisão nos níveis de bacharelato ou mestrado devem ser esperadas como parte do programa doutoral.

O salário será baseado nos níveis 2 a 4 da tabela de nível de demanda para professores de ensino e pesquisa de universidades finlandesas. Além disso, será pago um componente salarial baseado no desempenho pessoal do trabalho (máximo de 46,3% do componente específico do trabalho). O salário é na prática aproximadamente 1900 - 2500 € por mês, dependendo da qualificação e experiência do nomeado.

A posição é preenchida a partir de 01 de maio de 2017 ou o mais breve possível. Um período experimental de 4 meses é aplicado. As candidaturas, juntamente com todos os documentos necessários, devem ser enviadas eletronicamente até 25 de fevereiro de 2018 (https://rekry.saima.fi/certiahome/open_job_view.html?did=5600&jc=1&id=00005028&lang=en)


Todos os Anúncios

Eventos

Dissertações de Mestrado em Engenharia do Ambiente

25 Julho 2013, 12:11 - Isabel Cristina Gonçalves Abrantes Cunha

Dissertações de Mestrado em Engenharia do Ambiente

Esclarecimento sobre as novas regras de calendário com início em Maio de 2013

 

A oferta de temas de mestrado em engenharia do ambiente está aberta em contínuo entre o dia 15 de Maio do ano n e o dia 14 de Maio do ano n+1.

A candidatura a temas por parte dos alunos está aberta em contínuo entre o dia 16 de Maio do ano n e o dia 15 de Maio do ano n+1.

 

Há duas datas para submissão de dissertações de mestrado:

 

 

- Submissão da dissertação até 30 Setembro (2º semestre) para quem pretende concluir o mestrado até 31 de Dezembro; Upload da dissertação após correções até 30 de Novembro.

 

- Submissão da dissertação até 15 de Maio (1º semestre) para quem pretende concluir o mestrado até 31 de Julho. Upload da dissertação após correções até 10 de Julho.

 

A inscrição para a dissertação de mestrado é necessária apenas num semestre. Se o aluno não concluir nesse semestre deverá voltar a inscrever-se no semestre seguinte.

É da responsabilidade dos alunos e respetivos orientadores organizarem-se na gestão de tempos de desenvolvimento de dissertações.

 

Qualquer atraso sobre estas datas condiciona o cumprimento dos prazos formais do IST. A Coordenação não assegura o sucesso da homologação da ata de júri e do lançamento de notas se estes prazos não forem cumpridos. O não cumprimento deste prazos é assim da responsabilidade do orientador, em conjunto com o aluno.

 

Deixa portanto de ser necessário solicitar a reabertura de períodos de submissão ou seleção de temas, ficando também claros os prazos para que tudo corra sem sobressaltos.

 

Uma vez que farei apenas visitas esporádicas ao Fénix para efeito de confirmações, solicito que quando tiverem pendente a confirmação de um tema (submissão antecipada, seleção da candidatura, etc.) me enviem uma mensagem a solicitar a confirmação.

 

Professora Maria do Rosário Partidário

Coordenadora MEAmb

 

2013.07.23


Todos os eventos.