Página Inicial


A Plataforma de Ciências e Engenharia do Ambiente (IST-Ambiente) criada em Maio de 2011 é uma estrutura interdepartamental que agrega cerca de 100 docentes e investigadores de 8 Departamentos e de 16 Unidades de Investigação do IST.

A IST-Ambiente tem como principais objectivos:

  1. estabelecer fora de discussão e mobilização de iniciativas, criando oportunidades nos domínios da investigação, do ensino e da prestação de serviços;
  2. potenciar a integração de atividades e promover novas linhas de desenvolvimento das ciências e engenharia do ambiente na escola;
  3. promover a difusão das capacidades da escola junto da sociedade e do mercado da prestação de serviços.

Através das suas actividades a IST-Ambiente mobiliza-se numa estratégia de crescimento e afirmação da área do Ambiente no IST, com vista à criação de valor acrescentado para a Universidade e para a Sociedade.

A IST-Ambiente está intrinsecamente ligada ao Ensino de Engenharia do Ambiente no IST.


Apresentações MSc e PhDOportunidades Profissionais

Anúncios

Publicação | Produção sustentável de biocombustíveis

15 Março 2023, 15:19 - Nuno Miguel Saldanha de Azevedo de Sousa Sarmento

A Prof.ª Isabel Sá-Correia, membro da IST-Ambiente, é co-autora de um artigo de revisão na área da Bioeconomia Circular (para biocombustíveis líquidos) publicado na Journal of Fungi em Junho de 2022, intitulado Exploring yeast diversity to produce lipid-based biofuels from agro-forestry and industrial organic residues.

A exploração da diversidade das leveduras para a produção sustentável de biocombustíveis, em particular de biodiesel, tem vindo a ganhar relevo nos últimos anos. Este artigo oferece uma visão global da produção de lípidos por leveduras oleaginosas, estando focado na diversidade de leveduras, seu metabolismo, e outras questões microbiológicas relacionadas com a toxicidade e a tolerância a múltiplos stresses, as quais limitam o desempenho dos bioprocessos. São também apresentados exemplos recolhidos da literatura que demonstram o potencial de diferentes leveduras oleaginosas/condições experimentais para a produção de lípidos para biodiesel a partir de resíduos agro-florestais e industriais orgânicos.


Todos os Anúncios

Eventos

A alimentação no futuro: evolução ou revolução?

16 Novembro 2022, 15:41 - Nuno Miguel Saldanha de Azevedo de Sousa Sarmento

Tratou-se de uma Conferência foi promovida pelo Grupo Jerónimo Martins, com a curadoria científica do Prof. Tiago Domingos e o Técnico como parceiro científico. Ocorreu no dia 9 de Novembro de 2022 em Lisboa.

A Conferência agregou especialistas de diferentes áreas do mundo agroalimentar para debater o que está a mudar na forma como se produz alimentos em Portugal e o papel central da ciência e da tecnologia para o êxito da missão de alimentar o Mundo.

O vídeo integral da conferência está aqui. Pode aceder aqui e aqui a duas notícias sobre a Conferência. 


Todos os eventos.