Página Inicial


A Plataforma de Ciências e Engenharia do Ambiente (IST-Ambiente) criada em Maio de 2011 é uma estrutura interdepartamental que agrega cerca de 100 docentes e investigadores de 8 Departamentos e de 16 Unidades de Investigação do IST.

A IST-Ambiente tem como principais objectivos:

  1. estabelecer fora de discussão e mobilização de iniciativas, criando oportunidades nos domínios da investigação, do ensino e da prestação de serviços;
  2. potenciar a integração de atividades e promover novas linhas de desenvolvimento das ciências e engenharia do ambiente na escola;
  3. promover a difusão das capacidades da escola junto da sociedade e do mercado da prestação de serviços.

Através das suas actividades a IST-Ambiente mobiliza-se numa estratégia de crescimento e afirmação da área do Ambiente no IST, com vista à criação de valor acrescentado para a Universidade e para a Sociedade.

A IST-Ambiente está intrinsecamente ligada ao Ensino de Engenharia do Ambiente no IST.


Apresentações MSc e PhDOportunidades Profissionais

Anúncios

Técnico faz a diferença | Boa Prática do Ano

8 setembro 2023, 11:02 - Nuno Miguel Saldanha de Azevedo de Sousa Sarmento

O projecto "Técnico faz a diferença - Modelo e Plano Operativo para a gestão de resíduos sólidos urbanos no IST", coordenado pela Inv.ª Silvia Di Salvatore (membro da IST-Ambiente), recebeu o prémio de Boa Prática do Ano de 2023, atribuído pelo ObservIST - Observatório de Boas Práticas do IST. 

O prémio será entregue no "6.º Encontro ObservIST", no dia 14 de Novembro, às 9:10. 

Este prémio segue-se aos prémios de Boas Práticas atribuídos aos projectos "Mecânica faz a diferença" (em 2021) e "Técnico + Verde" (em 2022). 

Todos estes projectos estão enquadrados na Iniciativa "Técnico Sustentável".


Todos os Anúncios

Eventos

Amazónia e a actual Política Ambiental Brasileira | IST Distinguished Lecture (4 Dec)

28 novembro 2023, 09:20 - Tiago Morais Delgado Domingos

Esta palestra, co-organizada pela IST-Ambiente, é proferida por Ricardo Galvão, Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq). Terá lugar a 4 de Dezembro, às 15 horas, no Anfiteatro Abreu Faro (Complexo Interdisciplinar). 


Serão brevemente descritas as diferentes acções do atual governo do Brasil em relação ao desenvolvimento sustentável e ao combate à degradação ambiental, incluindo o estímulo a projectos científicos dirigidos a estes temas. O foco principal será a taxa de desflorestação da floresta amazónica.

Mais informações aqui.


Todos os eventos.