Sumários

3 abril 2019, 15:00 Leonilde Morais Moreira

Acompanhou-se o crescimento celular através de análise espectrofotométrica e de contagem de unidades formadoras de colónias com o objectivo de calcular a taxa específica de crescimento e o tempo de duplicação.

2 abril 2019, 14:30 Leonilde Morais Moreira

Crescimento microbiano no quimiostato (conclusão); influência do ambiente no crescimento microbiano

2 abril 2019, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Discussão e resolução de exercícios sobre os conceitos taxa de diluição e wash-out no quimiostato (exercícios 4 e 5 do ficheiro “4_exercicios_2019_crescimento”). Selecção de estirpes no quimiostato - cultura de enriquecimento revisitada (caso-estudo: seleção e isolamento de microrganismos que sejam eficientes na degradação de um poluente ambiental a partir de cultura mista (por ex. amostra de solo, lama ou sedimento).

Crescimento microbiano em biofilmes. Exemplos de biofilmes, em ambientes naturais ou artificiais. Estrutura e formação; consequências e aplicações. Breve discussão sobre o fenómeno “quorum-sensing” (comunicação intercelular) no estabelecimento de biofilmes; outros exemplos (luminescência em Vibrio fischeri).

1 abril 2019, 14:30 Leonilde Morais Moreira

Crescimento microbiano (V)

29 março 2019, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Dependência da produção celular em relação à concentração de nutriente limitante disponível no meio de cultura; rendimento do crescimento. Factor de rendimento em ATP e energia de manutenção (desvio da fonte de C e energia para manutenção e possíveis efeitos no rendimento em biomassa). Crescimento microbiano em cultura contínua (exemplo: quimiostato); taxa de diluição e estado estacionário. Balanço de massas à densidade celular e equação do estado estacionário no quimiostato. Discussão com os alunos sobre variação esperada nos valores do tempo de duplicação da cultura assim como da concentração de biomassa e do nutriente limitante no quimiostato quando este é operado com diferentes valores de taxa de diluição; desvios quando fonte de C e energia é limitante; conceitos de taxa de diluição crítica e “washout” no quimiostato.

Ultimos 10 min: Apresentação de notícia-científica “Estudo aponta para possível associação entre bacteria que causa gengivite e doença de Alzheimer” pelos  alunos Ana Carolina Correia  e João Pinheiro (fonte: https://www.sciencemag.org/news/2019/01/gum-disease-causing-bacteria-could-spur-alzheimer-s )