Sumários

Aula laboratorial A1 (TP1)

25 fevereiro 2019, 14:30 Cristina Anjinho Viegas

Os alunos preparam e esterilizam meios de cultura sólidos e líquidos, e têm contacto com técnicas de assépsia e de esterilização, inoculação de meios de cultura sólidos (repicagem) e técnicas de isolamento de colónias, no contexto de um conjunto de experiências com o tema “Iniciação à investigação do mundo microbiano que nos rodeia”, nomeadamente:

1) Isolamento e enumeração de colónias de bactérias e fungos miceliais em amostras ambientais (p.ex. solo, folhas, flores ou frutos em decomposição, etc.) recolhidas e trazidas por cada grupo de alunos. Este trabalho permite praticar a técnica das diluições sucessivas e plaqueamento em meio sólido para isolamento de colónias de microrganismos e estimar a concentração de Unidades Formadoras de Colónia (UFC) numa amostra. Neste contexto, os alunos resolvem exercício na aula com vista ao cálculo da concentração de UFC na amostra (expressa em UFC / g de amostra analisada) com base em conjunto de resultados hipotéticos fornecidos. Pretende-se também que os alunos observem a diversidade da microflora cultivável presente nas amostras em causa com base na observação das características morfológicas das colónias isoladas em cada um dos meios de cultura usados.

2) Isolamento de colónias de microrganismos cultiváveis presentes na superfície da pele dos dedos, antes e depois de lavar as mãos, e a partir de amostras recolhidas na superfícies de objectos, equipamentos ou materiais que usamos / onde tocamos  no dia-a-dia (superfícies de moedas, telemóveis, maçanetas, etc.).

Os alunos voltarão ao laboratório daqui a 3-5 dias para completar as observações experimentais (observação e contagem das colónias de microrganismos).

Técnicas básicas da microbiologia (I)

22 fevereiro 2019, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Características principais da vida dos microrganismos como células (revisão de alguns conceitos dados em BBM). “Técnicas básicas” usadas para estudar/explorar as actividades dos microrganismos (focado nas técnicas que serão usadas na 1ª aula laboratorial). Conceito de colónia. Isolamento de colónias e sua morfologia (exemplos). Nutrição microbiana (categorias nutricionais principais dos microrganismos; natureza das fontes de Carbono e de energia) e meios de cultura. Fontes nutricionais principais. Tipos de meios de cultura (definidos ou complexos; sólidos ou líquidos) e componentes principais; exemplos. Exercício realizado na aula: que compostos incluir como fontes de Carbono, energia, azoto, enxofre e fósforo num meio de cultura definido para cultivar bactérias heterotrófica? discussão de dois casos:  crescimento de cultura de Escherichia coli, e isolamento de colónias de bactérias heterotróficas a partir de amostra do solo (cultura mista).

20 fevereiro 2019, 15:00 Leonilde Morais Moreira

Organização e preparação das aulas laboratoriais.

19 fevereiro 2019, 14:30 Cristina Anjinho Viegas

Organização e preparação das aulas laboratoriais

Informações sobre o funcionamento da UC Microbiologia e introdução à Microbiologia

19 fevereiro 2019, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Apresentação e informações sobre o funcionamento da UC Microbiologia. Conversa com os alunos sobre os objectivos da UC, incluindo a percepção que eles têm de áreas de actividade em que poderão trabalhar futuramente (como engenheiros biológicos ou do ambiente) e onde os microrganismos tenham papéis relevantes. Discussão sobre o mundo microbiano (grupos principais de microrganismos) e alguns exemplos de exploração de microrganismos (sector energia, ambiente, alimentação, biotecnologia). Os objectivos da Microbiologia como ciência básica e como ciência aplicada. Visionamento dos videos  “Life in extreme environments” e “What can’t bacteria do?”