Sumários

Características e actividades de alguns grupos de eubactérias com interesse ambiental, industrial, agrícola e/ou em Saúde Pública (conclusão)

24 maio 2019, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Foram discutidas características relevantes, impacto no Ambiente e/ou em Saúde Pública e/ou aplicações biotecnológicas de bactérias dos Filos Actinobacteria (Actinomicetas; género Streptomyces; características principais e importância ecológica/ambiental e industrial (enzimas hidrolíticas e antibióticos); Chlamydiae (Género Chlamydia; características principais, vida como parasita intracelular obrigatório; ciclo de infecção em animais; espécies mais importantes) e Proteobacteria (Diversidade fisiológica no filo Proteobacteria; Agrobacterium thumefaciens, plasmídeo Ti e mecanismo de infeção em plantas; género Rhickettsia, parasita intracelular obrigatória ; Género Burkholderia e espécie Zoogloae ramigera) Ultimos 10 min: Apresentação de notícia-científica Desenvolvimento de biopolímeros de poli-hidroxialcanoatos (PHAs) com propriedades antimicrobianas para enpacotamento de alimentos” pelos  alunos João Santos e Diogo Santos (fonte: https://www.mdpi.com/2079-4991/9/2/227/htm)

22 maio 2019, 15:00 Leonilde Morais Moreira

Cada grupo de alunos efectuou uma apresentação oral de 15 minutos seguida de discussão, relativa ao trabalho laboratorial TP6- análises microbiológica de uma água.

21 maio 2019, 14:30 Leonilde Morais Moreira

Classificação e Identificação de microrganismos (conclusão)

21 maio 2019, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Classificação fenética. Exemplos de características fenotípicas com valor taxonómico; limitações. Sistemas comerciais para a identificação de microrganismos: BIOLOG, API e Vitek. Taxonomia numérica: significado dos coeficientes de semelhança e dos diagramas em árvore (dendrogramas). E se os microrganismos não forem cultiváveis? Referência ao recurso a sondas filogenéticas para detecção de microrganismos particulares in situ (independente de cultivo) - técnica FISH (Fluorescent in situ hybridization).

Características relevantes, impacto no Ambiente e/ou em Saúde Pública de bactérias do Filo Spirochaetes; Caso estudo: Género Borrelia e doença de Lyme (vector: carraça infectada); características principais, risco e prevenção (visualização de vídeo).

Ultimos 10 min: Apresentação de notícia-científica “Prevalência de bactérias resistentes a antibióticos em águas residuais na UE” pelos  alunos Gonçalo Mamede, Catarina Dias e Margarida Santos (fonte: https://advances.sciencemag.org/content/5/3/eaau9124; https://elpais.com/elpais/2019/03/27/ciencia/1553669229_957668.html)

20 maio 2019, 14:30 Leonilde Morais Moreira