Sumários

Vírus (conclusão)

31 maio 2019, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Sumário:

Referência breve ao papel de fagos em processos de variabilidade genética em bactérias (transducão) e a outros processos de transferência horizontal de genes estre bactérias na Natureza (conjugação e transformação); discussão de experiência de biorremediação de solo contaminado com herbicida e transferência de plasmídeo catabólico entre bactéria adicionada e bactérias autóctones.

Vírus que infectam animais; formas principais de disseminação dos vírus animais e tipo de efeitos nas células hospedeiras. Caso estudo: vírus Influenza – gripe; exemplo de um virus de ssRNA(-) com envelope; aspectos estruturais e passos principais do ciclo de infeção (simplificado); visionamento de vídeo de animação sobre ciclo de infecção do vírus Influenza.

Últimos 30 min: Apresentação das notícias-científicas

- “Vitamina B12 e vitamina A influenciam patogénese do acne associado à bactéria Propionibacterium acnes” pelos alunos Beatriz Soares, Sara Sebastião e Ricardo Francisco  (fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6049814/);

- “Fungos detectados nos pêlos de preguiças possuem actividade anti-bacteriana, anti-parasítica e anti-cancro” pelas alunoas Inês Silva e Carolina Rodrigues (fonte: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0084549);

- “Uso de bactéria para “auto-selar” rachas em betão” pelos alunos Carolina Filipe e Pedro Pinho (fonte:  https://labiotech.eu/biotech-of-the-week/green-basilisk-self-healing-concrete/);

- “SpilLess: Projecto que visa combater derrames de petróleo no mar com base na cooperação de microrganismos nativos” pelas alunas Constança Alcântara e Beatriz Byrne (fonte:  http://spilless.ciimar.up.pt/

http://agriculturaemar.com/portugal-espanha-juntos-no-combate-derrames-petroleo-microrganismos/).


Apresentação oral e discussão do Trabalho Laboratorial TP6

29 maio 2019, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

Cada grupo de alunos efectuou uma apresentação oral de 15 minutos seguida de discussão, relativa ao trabalho laboratorial TP6 - análise da qualidade bacteriológica de uma água.


Apresentação oral e discussão do Trabalho Laboratorial TP6

28 maio 2019, 14:30 Cristina Anjinho Viegas

Cada grupo de alunos efectuou uma apresentação oral de 15 minutos seguida de discussão, relativa ao trabalho laboratorial TP6 - análise da qualidade bacteriológica de uma água.


Vírus (I)

28 maio 2019, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Características estruturais e impacto dos vírus (geral); aspectos que os diferenciam de microrganismos com estrutura celular. Vírus que infectam bactérias (bacteriófagos ou fagos). Exemplos de fagos; ciclo de infeção lítico e consequências (geral); importância na Natureza (populações bacterianas e ciclo de Carbono na Natureza; visualização de vídeo da Microbiology Society); aplicações em biocontrolo (por ex. área alimentar e no combate de doenças causadas por bactérias infecciosas). Cultivo, deteção e enumeração de fagos; placas de lise.  

Fagos virulentos e ciclo lítico; exemplos: colifagos T4 e T7 (de E.coli). Fagos temperados e ciclo lisogénico; exemplo: colifago lambda; consequências da lisogenia; alterações fenotípicas nas bactérias lisogenadas.

Últimos 10 min: Apresentação de notícia-científica “Bactéria ectosimbiótica na origem de sinalização magnética em protista de sedimento marinho” pelas alunas Marta Rocha e Joana Valério (com base em https://www.nature.com/articles/s41564-019-0432-7)


Apresentação oral e discussão do Trabalho Laboratorial TP6

27 maio 2019, 14:30 Cristina Anjinho Viegas

Cada grupo de alunos efectuou uma apresentação oral de 15 minutos seguida de discussão, relativa ao trabalho laboratorial TP6 - análise de da qualidade bacteriológica de uma água.