Sumários

Aula laboratorial A1 (TP1)

6 março 2019, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

Os alunos preparam e esterilizam meios de cultura sólidos e líquidos, e têm contacto com técnicas de assépsia e de esterilização, inoculação de meios de cultura sólidos (repicagem) e técnicas de isolamento de colónias, no contexto de um conjunto de experiência com o tema “Iniciação à investigação do mundo microbiano que nos rodeia”, nomeadamente:

1) Isolamento e enumeração de colónias de bactérias e fungos miceliais em amostras ambientais (p.ex. solo, folhas, flores ou frutos em decomposição, etc.) recolhidas e trazidas por cada grupo de alunos. Este trabalho permite praticar a técnica das diluições sucessivas e plaqueamento em meio sólido para isolamento de colónias de microrganismos e estimar a concentração de Unidades Formadoras de Colónia (UFC) numa amostra. Neste contexto, os alunos resolvem exercício na aula com vista ao cálculo da concentração de UFC na amostra (expressa em UFC / g de amostra analisada) com base em conjunto de resultados hipotéticos fornecidos. Pretende-se também que os alunos observem a diversidade da microflora cultivável presente nas amostras em causa com base na observação das características morfológicas das colónias isoladas em cada um dos meios de cultura usados.

2) Isolamento de colónias de microrganismos cultiváveis presentes na superfície da pele dos dedos, antes e depois de lavar as mãos, e a partir de amostras recolhidas na superfícies de objectos, equipamentos ou materiais que usamos / onde tocamos  no dia-a-dia (superfícies de moedas, telemóveis, maçanetas, etc.).

Os alunos voltarão ao laboratório daqui a 3-5 dias para completar as observações experimentais (observação e contagem das colónias de microrganismos).


Técnicas básicas da microbiologia (conclusão) e impacto dos microrganismos na Natureza e na nossa vida

1 março 2019, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Esterilização do ar por filtração (exemplos). Câmaras de fluxo laminar de segurança biológica. Níveis de contenção de segurança biológica nos laboratórios de microbiologia.
Discussão com os alunos sobre o impacto dos microrganismos nas nossas vidas e no ambiente; exemplos de actividades benéficas (microbiota humano, reciclagem de nutrientes na Natureza, ciclos do azoto e do enxofre) e nocivas (patogenicidade, fitopatogenicidade, biodeterioração) dos microrganismos com impacto ambiental, económico e/ou social. Alguns marcos da história da microbiologia e visionamento do vídeos: História da pasteurização ( http://www.youtube.com/watch?v=0OmWbRKW4K8) e “Big Data and Bacteria: Mapping the New York Subway’s DNA” ( http://graphics.wsj.com/patho-map/? sel=stn_337), este último como exemplo de estudo microbiológico na era da genómica; discussão com os alunos sobre a abordagem usada pelos autores do estudo e sobre a importância desta e dos resultados obtidos.


Aula laboratorial A1 (TP1)

27 fevereiro 2019, 15:00 Cristina Anjinho Viegas


Os alunos preparam e esterilizam meios de cultura sólidos e líquidos, e têm contacto com técnicas de assépsia e de esterilização, inoculação de meios de cultura sólidos (repicagem) e técnicas de isolamento de colónias, no contexto de um conjunto de experiência com o tema “Iniciação à investigação do mundo microbiano que nos rodeia”, nomeadamente:

1) Isolamento e enumeração de colónias de bactérias e fungos miceliais em amostras ambientais (p.ex. solo, folhas, flores ou frutos em decomposição, etc.) recolhidas e trazidas por cada grupo de alunos. Este trabalho permite praticar a técnica das diluições sucessivas e plaqueamento em meio sólido para isolamento de colónias de microrganismos e estimar a concentração de Unidades Formadoras de Colónia (UFC) numa amostra. Neste contexto, os alunos resolvem exercício na aula com vista ao cálculo da concentração de UFC na amostra (expressa em UFC / g de amostra analisada) com base em conjunto de resultados hipotéticos fornecidos. Pretende-se também que os alunos observem a diversidade da microflora cultivável presente nas amostras em causa com base na observação das características morfológicas das colónias isoladas em cada um dos meios de cultura usados.

2) Isolamento de colónias de microrganismos cultiváveis presentes na superfície da pele dos dedos, antes e depois de lavar as mãos, e a partir de amostras recolhidas na superfícies de objectos, equipamentos ou materiais que usamos / onde tocamos  no dia-a-dia (superfícies de moedas, telemóveis, maçanetas, etc.).

Os alunos voltarão ao laboratório daqui a 3-5 dias para completar as observações experimentais (observação e contagem das colónias de microrganismos).

 


Aula laboratorial A1 (TP1)

26 fevereiro 2019, 14:30 Cristina Anjinho Viegas

Os alunos preparam e esterilizam meios de cultura sólidos e líquidos, e têm contacto com técnicas de assépsia e de esterilização, inoculação de meios de cultura sólidos (repicagem) e técnicas de isolamento de colónias, no contexto de um conjunto de experiências com o tema “Iniciação à investigação do mundo microbiano que nos rodeia”, nomeadamente:

1) Isolamento e enumeração de colónias de bactérias e fungos miceliais em amostras ambientais (p.ex. solo, folhas, flores ou frutos em decomposição, etc.) recolhidas e trazidas por cada grupo de alunos. Este trabalho permite praticar a técnica das diluições sucessivas e plaqueamento em meio sólido para isolamento de colónias de microrganismos e estimar a concentração de Unidades Formadoras de Colónia (UFC) numa amostra. Neste contexto, os alunos resolvem exercício na aula com vista ao cálculo da concentração de UFC na amostra (expressa em UFC / g de amostra analisada) com base em conjunto de resultados hipotéticos fornecidos. Pretende-se também que os alunos observem a diversidade da microflora cultivável presente nas amostras em causa com base na observação das características morfológicas das colónias isoladas em cada um dos meios de cultura usados.

2) Isolamento de colónias de microrganismos cultiváveis presentes na superfície da pele dos dedos, antes e depois de lavar as mãos, e a partir de amostras recolhidas na superfícies de objectos, equipamentos ou materiais que usamos / onde tocamos  no dia-a-dia (superfícies de moedas, telemóveis, maçanetas, etc.).

Os alunos voltarão ao laboratório daqui a 3-5 dias para completar as observações experimentais (observação e contagem das colónias de microrganismos).


Técnicas básicas da microbiologia (II)

26 fevereiro 2019, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Visionamento do vídeo “Cell phone bacteria” (http://www.youtube.com/watch?v=4lmwbBzClAc) e discussão com os alunos sobre caso ilustrado (meios de cultura selectivos e diferenciais; isolamento de colónias de espécies bacterianas dos géneros Streptococcus e Staphylococcus, hemolíticas e não-hemolíticas). Cultura de enriquecimento; exercício realizado na aula: que compostos incluir como fontes de Carbono, energia, azoto, enxofre e fósforo num meio de cultura definido para usar em culturas de enriquecimento destinadas a isolar microrganismos com actividades específicas (por exemplo, capazes de degradar compostos poluentes, tais como hidrocarbonetos do petróleo ou atrazina - um herbicida)? discussão e comparação com o caso discutido no exercício da aula anterior (meio de cultura mais genérico); importância prática desses microrganismos ambientais.  Formas principais de conservação de células viáveis no laboratório e em coleções de culturas. Limitações das técnicas baseadas no cultivo de microrganismos - células viáveis mas não cultiváveis nos meios de cultura laboratoriais conhecidos. Esterilização e assépsia. Esterilização por calor húmido na autoclave – condições de funcionamento e aplicações; razões da utilização de vapor de água sob pressão (1 bar) para esterilização na autoclave; exemplos de microrganismos ambientais que formam endosporos (géneros Bacillus e Clostridium). Técnicas de esterilização alternativas ao calor; esterilização por filtração; alguns exemplos.