Sumários

Observação de microrganismos no microscópio óptico composto

13 março 2019, 15:00 Leonilde Morais Moreira

Coloração de Gram das bactérias de culturas puras de Bacillus subtilis, Escherichia coli e espécies não identificadas obtidas no TP1. Visualização de endósporos de differentes espécies de Bacillus por microscopia de contraste de fase. Efeito inibitório do antibiótico aztreoname na divisão celular de E. coli.

Observação microscópica de leveduras e fungos miceliais.

Aula laboratorial A1 (TP1)

12 março 2019, 14:30 Cristina Anjinho Viegas

Os alunos preparam e esterilizam meios de cultura sólidos e líquidos, e têm contacto com técnicas de assépsia e de esterilização, inoculação de meios de cultura sólidos (repicagem) e técnicas de isolamento de colónias, no contexto de um conjunto de experiência com o tema “Iniciação à investigação do mundo microbiano que nos rodeia”, nomeadamente:

1) Isolamento e enumeração de colónias de bactérias e fungos miceliais em amostras ambientais (p.ex. solo, folhas, flores ou frutos em decomposição, etc.) recolhidas e trazidas por cada grupo de alunos. Este trabalho permite praticar a técnica das diluições sucessivas e plaqueamento em meio sólido para isolamento de colónias de microrganismos e estimar a concentração de Unidades Formadoras de Colónia (UFC) numa amostra. Neste contexto, os alunos resolvem exercício na aula com vista ao cálculo da concentração de UFC na amostra (expressa em UFC / g de amostra analisada) com base em conjunto de resultados hipotéticos fornecidos. Pretende-se também que os alunos observem a diversidade da microflora cultivável presente nas amostras em causa com base na observação das características morfológicas das colónias isoladas em cada um dos meios de cultura usados.

2) Isolamento de colónias de microrganismos cultiváveis presentes na superfície da pele dos dedos, antes e depois de lavar as mãos, e a partir de amostras recolhidas na superfícies de objectos, equipamentos ou materiais que usamos / onde tocamos  no dia-a-dia (superfícies de moedas, telemóveis, maçanetas, etc.).

Os alunos voltarão ao laboratório daqui a 3-5 dias para completar as observações experimentais (observação e contagem das colónias de microrganismos).

Microscopia (conclusão) e Crescimento microbiano (I)

12 março 2019, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Técnicas de coloração (simples, diferencial ou específica) para bactérias: objectivos e passos principais. Exemplos de coloração diferencial com interesse taxonómico: Gram (exercício sobre parede celular em procariotas e coloração de Gram  - Preparação do TP2) e “acid-fast” (importância no diagnóstico de bactérias relevantes das espécies M. turbeculosis e M. leprae e relação com  as características especiais da parede celular destas bactérias).

Cultura de microrganismos, uma operação essencial  em microbiologia aplicada (exemplos de aplicações nos sectores ambiental e de engenharia biológica/biotecnologia). Fissão binária em bactérias; ciclo de vida de Escherichia coli. Crescimento exponencial de uma população de células microbianas e tempo de duplicação ou geração. Cinética do crescimento exponencial; equações matemáticas que o representam e representações gráficas, aritmética ou logarítmica de N (concentração de células) em função do tempo.

Ultimos 10 min: Apresentação de notícia-científica “Estirpe bacteriana residente na pele pode protege-nos de cancro da pele”, pelos alunos Joana Rijo e Sebastião Tavares (fonte: http://advances.sciencemag.org/content/4/2/eaao4502)

Aula laboratorial A1 (TP1)

11 março 2019, 14:30 Cristina Anjinho Viegas

Microscopia (I)

8 março 2019, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Funcionamento do microscópio óptico composto. Importância do poder de resolução. Microscópio de campo claro versus microscópios de campo escuro e de contraste de fase; exemplos de aplicações e imagens obtidas. Microscópio de fluorescência; fundamento e exemplos de aplicação; imunofluorescência na detecção de microrganismos específicos (discussão de exemplos). Microscopia confocal de laser; vantagens, por exemplo, no estudo de biofilmes. Microscópio electrónico de transmissão e microscópio electrónico de varrimento; características principais e exemplos de aplicação em Microbiologia.