Sumários

5ª Aula de Laboratório - Turno A

17 novembro 2009, 17:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do 3º trabalho de laboratório: "Circuito RLC-série em Regime Forçado Alternado Sinusoidal"


19ª aula teórica

17 novembro 2009, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Interrupção de circuitos indutivos. Estudo do regime transitório da interrupção dum circuito RL protegido por uma resistência em paralelo. Estudo do regime transitório da interrupção dum transformador em vazio protegido por um condensador em paralelo com o primário: equações de funcionamento; raízes da equação característica; regime aperiódico; regime aperiódico limite; regime periódico amortecido. Análise pormenorizada do regime periódico amortecido com aplicação das condições iniciais; interpretação energética e significado físico das oscilações e do amortecimento.


5ª Aula de Laboratório (6ª feira - Turno B)

13 novembro 2009, 09:30 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Realização do 3º trabalho de laboratório "Circuito RLC-série em regime forçado alternado sinusoidal".


5ª Aula de Laboratório (5ª feira - Turno B)

12 novembro 2009, 17:00 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Realização do 3º trabalho de laboratório "Circuito RLC-série em regime forçado alternado sinusoidal".


18ª aula teórica

12 novembro 2009, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Transitório da ligação dum RC a uma fonte de tensão contínua: equação diferencial, equação característica, constante de tempo, condição inicial, gráficos de uc(t) e i(t), balanço energético. Análise do caso limite R=0 com consideração dos efeitos indutivos distribuidos: equação diferencial de 2ª ordem, condições iniciais, solução oscilante.

Transitório da ligação dum RL a uma fonte de tensão alternada sinusoidal: equação diferencial, equação característica, constante de tempo, condição inicial, análise do melhor e pior instante da ligação, sobreintensidade transitória em circuitos fortemente indutivos (R<<wL).

Interrupção de circuitos indutivos; arco eléctrico aos terminais do interruptor (se i não estiver a passar por zero); considerações relativas ao caso do interruptor com camâra de vácuo (corrente de deslocamento).