Sumários

3ª Aula de Laboratório (5ª feira - Turno B)

29 outubro 2009, 17:00 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Realização do 2º trabalho de laboratório "Estudo de um circuito magnético e dos fenómenos de indução electromagnética associados".


14ª aula teórica

29 outubro 2009, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Cap. 7 - Análise de circuitos de parâmetros concentrados (fenómenos lentamente variáveis no tempo). Aproximações do regime quase-estacionário e sua aplicação ao estudo do circuito RLC série. Regime forçado alternado sinusoidal; caracterização de funções sinusoidais no tempo (amplitude, frequência, período e fase. Definição e significado físico do conceito de valor eficaz. Conceito de desfasagem (avanços e atrasos); casos notáveis de sinusóides em fase, em oposição de fase, e em quadratura. Representação simbólica de grandezas sinusoidais. Amplitudes complexas. Relações entre operações no domínio do tempo e operações sobre amplitudes complexas (domínio da frequência); exemplo de aplicação às equações do RLC série.


3ª aula de laboratório - Turno B

27 outubro 2009, 17:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do 2º Trabalho de laboratório "Estudo de um Circuito Magnético e dos Fenómenos de Indução Electromagnética Associados".


13ª aula teórica

27 outubro 2009, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Cap. 6 - Fenómenos de indução eléctrica. Equações fundamentais. Densidade de corrente de deslocamento. Generalização da lei de Ampère. Equação da continuidade da carga. Relação entre intensidade de corrente, carga eléctrica e tensão dum condensador em regime variável no tempo. Reanálise do conceito de intensidade de corrente num condutor em regime variável no tempo. Relação matricial correntes-tensões em sistemas de condutores múltiplos acoplados capacitivamente; exemplo de aplicação ao cabo trifásico simétrico em vazio.


3ª aula de laboratório - Turno B

26 outubro 2009, 17:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do 2º Trabalho de laboratório "Estudo de um Circuito Magnético e dos Fenómenos de Indução Electromagnética Associados".