Sumários

2ª Aula de Laboratório (6ª feira - Turno B)

16 outubro 2009, 09:30 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Realização do 1º trabalho de laboratório "Estudo experimental do campo eléctrico por analogia reo-eléctrica".


2ª Aula de Laboratório (5ª feira - Turno B)

15 outubro 2009, 17:00 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Realização do 1º trabalho de laboratório "Estudo experimental do campo eléctrico por analogia reo-eléctrica".


10ª aula teórica

15 outubro 2009, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Cap. 5 - Fenómenos de indução magnética. Equações fundamentais. Campo eléctrico gradiente e campo eléctrico de indução. Potencial vector. Distinção entre tensão eléctrica e diferença de potencial; dependência da tensão com o caminho de integração. Lei da indução. Exemplo de aplicação da lei da indução a um par de fios perturbado por ruído magnético externo (mitigação do efeito do ruído por dobragem periódica dos fios). Aplicação da lei da indução à determinação das tensões induzidas num sistema de duas bobinas com ligação magnética; análise do caso de o núcleo ter comportamento linear; interpretação física do aparecimento da tensão aos terminais da bobina em vazio. 


2ª aula de laboratório - Turno B

13 outubro 2009, 17:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do 1º Trabalho de laboratório "Estudo Experimental do Campo Eléctrico por Analogia Reo-eléctrica".


9ª aula teórica

13 outubro 2009, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Sistemas de múltiplos circuitos acoplados magnéticamente. Matriz [L] de coeficientes de indução: propriedades; coeficientes de auto-indução; coeficientes de indução mútua; factor de ligação magnética entre dois circuitos. Exemplo de aplicação visando o cálculo dos coeficientes de indução de um sistema de duas bobinas enroladas num núcleo ferromagnético linear fechado. Energia magnética dum sistema de múltiplos circuitos. Determinação de forças, pressões e binários de origem magnética a partir da energia magnética (por analogia com situação idêntica analisada no Cap. 2 da Electrostática).

Parte III - Campos lentamente variáveis no tempo. Critério a usar na categorização dum regime como regime quase-estacionário. Particularização das Equações de Maxwell para o domínio dos fenómenos de indução magnética (Cap. 5) e fenómenos de indução eléctrica (Cap. 6).