Sumários

3ª Aula de Laboratório (6ª feira - Turno A)

23 outubro 2009, 09:30 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Realização do 2º trabalho de laboratório "Estudo de um circuito magnético e dos fenómenos de indução electromagnética associados".


3ª aula de laboratório - Turno A

22 outubro 2009, 17:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do 2º Trabalho de laboratório "Estudo de um Circuito Magnético e dos Fenómenos de Indução Electromagnética Associados".


12ª aula teórica

22 outubro 2009, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Fundamentos da conversão electro-mecânica de energia. Aplicação da lei da indução ao principio de funcionamento da máquina homopolar: disco de Faraday (gerador de tensão contínua). Aplicação da lei da indução ao principio de funcionamento da máquina heteropolar: espira girante num campo B estacionário e uniforme (gerador de tensão alternada sinusoidal). Gerador trifásico: principio de funcionamento; descrição da estrutura real da máquina (estator + rotor); soma nula das tensões dum sistema trifásico equilibrado.

 


3ª aula de laboratório - Turno A

20 outubro 2009, 17:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do 2º Trabalho de laboratório "Estudo de um Circuito Magnético e dos Fenómenos de Indução Electromagnética Associados".


11ª aula teórica

20 outubro 2009, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Aplicação da lei da indução à determinação das tensões induzidas num sistema de duas bobinas com ligação magnética; análise do caso de o núcleo ter comportamento linear; expressão das tensões envolvendo os coeficientes de indução do sistema. Análise do caso de o núcleo ter comportamento não linear com patamar de saturação constante.

Correntes turbilhonares associadas ao campo eléctrico de indução existente na massa do núcleo de ferro; perdas de Foucault; técnicas de mitigação das correntes turbilhonares (núcleos chapeados; ferrites).

Circuitos em movimento: Invariância relativista das equações de Maxwell. Relações entre os campos eléctrico e magnético, descritores dum mesmo campo electromagnético, mas medidos por dois observadores em movimento relativo (caso v<<c). Campo electrodinâmico. Generalização da lei da indução com vista à análise de circuitos em movimento. Exemplo: barra deslizante sobre dois carris. Principio fundamental da conversão de energia mecânica em energia eléctrica.