Sumários

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16 outubro 2006, 14:30 Joaquim Luiz Ramos Dias

Iteração I

Execução de exercícios práticos para aprender a:

  • Usar o ciclo while (sem contador).
  • Usar o ciclo do-while.
  • Usar o ciclo while (com contador), e o ciclo for.


Correcção de ciclos

16 outubro 2006, 11:00 Francisco Regateiro

Exemplo do cálculo do máximo divisor comum. Componentes de um ciclo. Prova da correcção de um ciclo baseada no invariante (regra de Hoare). Exemplo da potenciação. Questões.


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16 outubro 2006, 10:00 Joaquim Luiz Ramos Dias

Selecção II

Recursão


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13 outubro 2006, 14:30 Joaquim Luiz Ramos Dias

Iteração I

Execução de exercícios práticos para aprender a:

  • Usar o ciclo while (sem contador).
  • Usar o ciclo do-while.
  • Usar o ciclo while (com contador), e o ciclo for.


Aula Prática 2 - Francisco Regateiro

13 outubro 2006, 11:30 Francisco Regateiro

  • Projecto 1

Escreva uma função que receba um valor de y, o declive m e o ponto b de intersecção com o eixo dos y, de uma recta descrita por y = mx + b, e que devolva o valor de x. Escreva um programa que contenha esta função e que interaja com o utilizador. Teste o programa.

  • Projecto 2
Escreva uma função que receba como entrada dois pontos de uma recta (4 valores) e um valor x, para o qual a função devolva o valor y correspondente. Escreva um programa que contenha esta função e que interaja com o utilizador. Teste o programa.
  • Projecto 3
Considere duas equações a duas incógnitas, x1e x2: a11 x1 + a12 x2 = b1 a21 x1 + a22 x2 = b2 Desenvolva um programa que pergunte ao utilizador os valores de a11, a12, a21, a22, b1e b2; e, como resposta, mostre no ecrã os valores calculados para x1e x2.