Sumários
aula prática 6
7 novembro 2006, 14:30 • Francisco Regateiro
1. O parâmetro v do procedimento mostraVVs
analisado na aula teórica pode/deve ser definido como
uma referência? Justifique. E como constante?
2. (11) Escreva um procedimento genérico que receba
um objecto (agregado) v, e o altere, produzindo a
inversão da ordem dos seus valores. Considere que
este objecto pode ser manipulado utilizando a
indexação da semântica dos arrays, e também
utilizando o método v.size() para determinar o
tamanho (número de elementos). Por exemplo, se v
fosse {1, 3, 2, 4}, o procedimento torná-lo-ia {4,
2, 3, 1}. Teste-o num programa.
3. Desenvolva um programa que:
- pergunte ao utilizador o número de linhas da matriz, e o
número de linhas do vector;
- pergunte os valores numéricos para preencher a matriz e o
vector;
- multiplique a matriz pelo vector;
- mostre o resultado no ecrã.
.
7 novembro 2006, 09:30 • Joaquim Luiz Ramos Dias
Arrays
Execução de exercícios práticos para aprender a:
- Usar objectos da classe vector (vectores).
- Implementar interfaces com vectores passados por referência.
- Usar números pseudo-aleatórios, inicializando-os a partir do relógio.
- Implementar operações matriciais simples com vectores de vectores.
Definição de Classes
7 novembro 2006, 09:00 • Francisco Regateiro
- Representação de informação utilizando vectores paralelos.
- Definição de estruturas.
- Criação e utilização de instâncias de estruturas.
- Definição de classes. Definição de classes que utilizam outras classes.
- Análise da classe Aluno e de um programa para ler um ficheiro com alunos e listá-los no ecrã.
- Métodos construtores e destrutores.