Sumários

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8 novembro 2006, 11:00 Joaquim Luiz Ramos Dias

Semântica de Agregados II

Métodos


aula prática 6

7 novembro 2006, 14:30 Francisco Regateiro

1. O parâmetro v do procedimento mostraVVs
analisado na aula teórica pode/deve ser definido como
uma referência? Justifique. E como constante?
2. (11) Escreva um procedimento genérico que receba
um objecto (agregado) v, e o altere, produzindo a
inversão da ordem dos seus valores. Considere que
este objecto pode ser manipulado utilizando a
indexação da semântica dos arrays, e também
utilizando o método v.size() para determinar o
tamanho (número de elementos). Por exemplo, se v
fosse {1, 3, 2, 4}, o procedimento torná-lo-ia {4,
2, 3, 1}. Teste-o num programa.
3. Desenvolva um programa que:
- pergunte ao utilizador o número de linhas da matriz, e o
número de linhas do vector;
- pergunte os valores numéricos para preencher a matriz e o
vector;
- multiplique a matriz pelo vector;
- mostre o resultado no ecrã.


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7 novembro 2006, 12:00 Joaquim Luiz Ramos Dias

Semântica de Agregados II

Métodos


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7 novembro 2006, 09:30 Joaquim Luiz Ramos Dias

Arrays

Execução de exercícios práticos para aprender a:

  • Usar objectos da classe vector (vectores).
  • Implementar interfaces com vectores passados por referência.
  • Usar números pseudo-aleatórios, inicializando-os a partir do relógio.
  • Implementar operações matriciais simples com vectores de vectores.


Definição de Classes

7 novembro 2006, 09:00 Francisco Regateiro

  • Representação de informação utilizando vectores paralelos.
  • Definição de estruturas.
  • Criação e utilização de instâncias de estruturas.
  • Definição de classes. Definição de classes que utilizam outras classes.
  • Análise da classe Aluno e de um programa para ler um ficheiro com alunos e listá-los no ecrã.
  • Métodos construtores e destrutores.