Sumários
.
14 dezembro 2006, 08:00 • Joaquim Luiz Ramos Dias
Matlab 3
Execução de exercícios práticos para aprender a:
- Programar em MATLAB.
- Construir ficheiros de comandos (script files) e de rotinas (function files).
-
Usar funções de entrada/saída interactiva de dados:
- input(), disp(), fprintf().
-
Usar ficheiros de texto para entrada/saída de dados:
- fopen(), fclose();
- fscanf(), fprintf();
- fgets(), fgetl(), feof().
-
Usar strings:
- findstr(), etc.
- Construir e usar funções anónimas, e funções inline().
.
13 dezembro 2006, 12:30 • Joaquim Luiz Ramos Dias
Matlab 3
Execução de exercícios práticos para aprender a:
- Programar em MATLAB.
- Construir ficheiros de comandos (script files) e de rotinas (function files).
-
Usar funções de entrada/saída interactiva de dados:
- input(), disp(), fprintf().
-
Usar ficheiros de texto para entrada/saída de dados:
- fopen(), fclose();
- fscanf(), fprintf();
- fgets(), fgetl(), feof().
-
Usar strings:
- findstr(), etc.
- Construir e usar funções anónimas, e funções inline().
.
13 dezembro 2006, 11:00 • Joaquim Luiz Ramos Dias
MATLAB - FICHEIROS-M
Introdução
Scripts
Funções
- Estrutura básica
- Listas de parâmetros variáveis
- Recursividade
- Variáveis persistentes e globais
- Sub-funções
- Funções anónimas
- Funções inline
- Funções de funções
Erros e depuração de erros
- Tipos de erros
- Depuração de erros
Aula prática 3 - MATLAB
12 dezembro 2006, 14:30 • Francisco Regateiro
-
Construa, em MATLAB, um programa que peça ao utilizador o nome de um ficheiro de texto, e uma palavra. O programa deve então escrever para o ecrã uma mensagem a informar o utilizador sobre quais são as linhas do ficheiro (o seu número) onde a palavra ocorre. Teste o seu funcionamento.
-
Construa, em MATLAB, uma função que receba um array A, de componentes numéricas, e um número x, e que retorne o número de elementos de A cujo valor é igual a x. Teste o seu funcionamento.
- Usando a função do exercício anterior (enquanto predicado), construa, em MATLAB, um programa que escreva no ecrã uma chave para a lotaria Euromilhões (5 números de 1 a 50 + 2 estrelas de 1 a 9). Resolva, definindo no início do programa, para uso posterior, uma função inline (ou uma função anónima) com um parâmetro, que retorne um inteiro aleatório entre 1 e o argumento introduzido.
.
12 dezembro 2006, 12:00 • Joaquim Luiz Ramos Dias
MATLAB - FICHEIROS-M II
Funções
- Recursividade
- Variáveis persistentes e globais
- Sub-funções
- Funções anónimas
- Funções inline
- Funções de funções
Erros e depuração de erros
- Tipos de erros
- Depuração de erros