Aulas Práticas: alterações pontuais ao funcionamento

16 março 2020, 18:31 David Martins de Matos

Devido às circunstâncias especiais causadas pelo COVID-19, as aulas sofreram alguns atrasos fora do controlo do corpo docente.

Assim, na semana em curso, as aulas práticas previstas para 5ª feira, 2020/03/19, decorrem nos horários habituais (anúncio: amanhã, 3ª feira, 2020/03/17, durante a tarde).

As aulas práticas previstas para 3ª feira, 2020/03/17, realizam-se 5ª feira, 2020/03/19, durante a tarde, em sessões a anunciar (anúncio: 3ª feira, 2020/03/17, durante a tarde).

Estão a ser estudadas formas de avaliação alternativas, através de plataformas da Universidade de Lisboa. Com vista a terem acesso à plataforma de avaliação, os alunos devem fazer login (ou activar a sua conta) em www.office.com. IMPORTANTE: o endreço de login é o correspondente ao identificador do IST, na forma istXXXXXX@tecnico.ulisboa.pt (outros endereços não ficarão ligados ao Fénix, impedindo o acesso).

Dificuldades no registo/acesso devem ser reportadas para dsi@tecnico.ulisboa.pt.

Note-se que esta plataforma está em estudo e poderá não vir a ser a utilizada. Agradece-se a cooperação de todos.

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Projecto: sobre tipos de dados

15 março 2020, 22:43 David Martins de Matos

A CDK já tem tudo o que é necessário para representar todos os tipos da linguagem Og. Ou seja, não é necessário criar mais estruturas de dados para representação de tipos: já estão todas na CDK.

Quanto à palavra "auto": ela própria não corresponde a um tipo (ou seja, o "auto" não é representado como se fosse um tipo concreto). É, sim, a indicação de que o tipo é (temporariamente) desconhecido. Nas fases subsequentes do compilador, esta indicação será substituída por um tipo concreto, determinado a partir da análise semântica (isto não é relevante para a entrega inicial).

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Projecto: vídeo da sessão especial sobre a entrega inicial

14 março 2020, 19:18 David Martins de Matos

O vídeo da sessão especial sobre a entrega inicial do projecto, realizada 6ª feira, 2020/03/13, 17:30, está disponível no local indicado a seguir. Este vídeo esclarece procedimentos básicos de uso de todo o material e do repositório CVS. Explica ainda como desevolver os materiais para a entrega inicial do projecto.

Esta localização usa as mesmas credenciais de acesso que os resultados dos testes diários.

Recorda-se que a primeira entrega se realiza na 6a feira, 2020/03/20, 17:00.
Como esta entrega não requer qualquer contacto presencial, não sofreu alterações de calendário.

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Horários de Apoio: salas virtuais (Jan Cederquist)

12 março 2020, 15:07 David Martins de Matos

Os horários de apoio (Jan Cederquist) decorrem nos horários habituais na seguinte sala virtual:

Estas salas têm capacidade limitada (tal como as salas físicas), pelo que poderá haver um período de espera.

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Projecto: sessão especial sobre a entrega inicial

11 março 2020, 23:59 David Martins de Matos

Tal como anteriormente anunciado nas aulas teóricas, vai realizar-se uma sessão especial sobre o projecto:

• 6a feira 2020/03/13 17:30 https://videoconf-colibri.zoom.us/j/451941934

Esta sessão aborda dúvidas sobre a natureza dos nós, o que apresentar na primeira entrega (obrigatória), bem como questões de acesso ao CVS e de desenvolvimento e compilação do compilador.

Recomenda-se acompanhar esta sessão.

Recorda-se que a primeira entrega se realiza na 6a feira, 2020/03/20, 17:00. Não requer qualquer contacto presencial, pelo que não sofreu alterações de calendário.