Aulas Práticas: avaliação presencial: aspectos importantes

9 abril 2020, 09:11 David Martins de Matos

LER COM ATENÇÃO

Tal como foi previamente anunciado, após a Páscoa, as aulas práticas passam a funcionar de modo tão próximo do funcionamento inicialmente previsto quanto possível, dadas as condições actuais.

Assim, os seguintes aspectos devem ser cumpridos:

• As sessões práticas serão realizadas com vídeo ligado por parte dos alunos: se não for ligado, considera-se que a pessoa não esteve presente e a avaliação não será considerada (não é importante se a pessoa, no conforto do lar, estiver de pijama, por exemplo, mas é importante que esteja presente na aula).
  • Tal como nas presenças físicas na sala de aula, é importante que os alunos participem nas aulas: os docentes das práticas apenas permitirão a realização de exercícios a pessoas que compareçam às aulas a horas (atraso máximo tal como descrito na página da disciplina) e que participem na aula. Ou seja, o aluno não pode apenas realizar a avaliação (o resultado para alunos que entreguem exercícios sem ter participado na aula é zero).
  • Os alunos passam a fazer login -- de preferência, SSO (o nome da organização é videoconf-colibri) -- nas sessões Zoom.

Agradece-se a colaboração de todos os alunos na manutenção da normalidade da avaliação neste período problemático. Assume-se, claro está, que os exercícios de avaliação são realizados com responsabilidade e integridade.

Aulas Práticas: recuperação das avaliações das semanas 04, 06, 07

2 abril 2020, 20:43 David Martins de Matos

As avaliações das semanas 04 (Flex), 06 (gramáticas atributivas) e 07 (YACC) realizam-se durante as aulas teóricas de 6ª feira, 2020/04/17, tendo a seguinte composição condensada, sendo repetidas nas duas aulas (enunciados diferentes):

Recuperação da semana 04:

• Flex: 30 minutos

Recuperação das semanas 06 e 07 (exercícios combinados num único problema composto):

• Gramáticas atributivas: 30 minutos
  • YACC: 10 minutos (será simplesmente a implementação em YACC da gramática atributiva da alínea anterior).

O wiki contém vários exemplos destes exercícios combinados.

O tempo disponível para a realização dos exercícios será, assim, de 70 minutos (para realização dos exercícios) + 20 minutos (para dar conta de eventuais problemas de organização e de upload dos PDFs manuscritos para o Classroom). Alunos que entreguem os exercícios tarde ou mais de uma vez terão classificação zero.

Será utilizado o novo Classroom: IST-course-2Semestre20192020-Com56451113264

Aulas Práticas: retoma da avaliação laboratorial e novo Classroom

2 abril 2020, 20:25 David Martins de Matos

Depois das férias da Páscoa, o processo de avaliação nas aulas práticas volta ao modelo original (com nota mínima de 9,50 valores sem arredondamentos) com as seguintes alterações, mas ainda sem o aspecto presencial (substituído pela responsabilidade e integridade intelectual de cada aluno):

1. Cada exercício tem a duração de 30 minutos + 10 minutos para upload (upload de PDF manuscrito no novo Classroom -- ver abaixo).
  2. Dos 12 exercícios possíveis (o exercício da semana 05 foi eliminado), são considerados apenas os 9 melhores.
  3. As três semanas de bonificação já realizadas contribuem um máximo de 10% da cotação semanal para cada uma dessas semanas.
  4. O bónus de excelência, considerando que já são concedidos outros e que são contabilizados menos semanas, deixa de existir.

As aulas laboratoriais continuam a realizar-se com os mesmos acessos Zoom, mas os alunos passam a ter de fazer login.

A recuperação da avaliação das aulas 4, 6, 7 será objecto de um anúncio próprio.

Com a entrada em funcionamento da sincronização Fénix/Classroom, passa a ser usado o novo Classroom, sobre o qual serão realizadas as restantes avaliações semanais:

• Nome (automaticamente gerado pelo Fénix): IST-course-2Semestre20192020-Com56451113264
  • Já deve estar disponível para todos os alunos que activaram o GSuite do IST, sem ser necessário fazer mais nada.
  • Caso algum aluno não consiga aceder, deve enviar imediatamente mail para o contacto da disciplina.

Todos os alunos, que ainda não o fizeram, devem activar assim que possível o serviço GSuite do IST no self-service da DSI: https://selfservice.dsi.tecnico.ulisboa.pt/
Note-se que esta activação não é instantânea, pelo que os alunos não devem activar os serviços perto de datas de provas (correm o risco de não as poderem realizar).

O Classroom antigo continuará disponível como repositório dos exercícios de bonificação realizados durante o período de transição, mas não será usado novamente.

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Aulas Práticas: pauta (actualização)

2 abril 2020, 19:40 David Martins de Matos

Está disponível uma actualização da pauta das aulas práticas: contém os resultados da avaliação dos exercícios de bonificação (colunas 4b, 6b, 7b).

Estes resultados podem ser revistos e os exercícios consultados até 2020/04/16, nos horários de dúvidas.

A data de realização das versões presenciais dos exercícios 4, 6, e 7 será anunciada em breve.

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Aulas Práticas: avaliação (actualização)

2 abril 2020, 12:52 David Martins de Matos

Estão disponíveis os resultados da avaliação do Exercício 07 no Google Classroom. As anotações explicam os problemas.

Estes resultados serão integrados na pauta oficial da disciplina como bonificação do exercício de YACC.
Uma versão presencial será oportunamente anunciada, para recuperar a avaliação laboratorial presencial perdida.