Projecto: honestidade académica

23 março 2020, 17:48 David Martins de Matos

Aviso amigável: ler com atenção.

Estão a ser detectadas semelhanças suspeitas entre alguns projectos e projectos de anos anteriores. Estes padrões, embora possam parecer pequenos -- por vezes, são uma única linha -- são salientes, pois aparecem em partes do código que correspondem a erros de programação no compilador actual (embora pudessem não o ser em anos anteriores) e são reveladores pois correspondem a situações de falta de proficiência por parte de quem está a usar código sem adequação à situação actual. Outros padrões de erro correspondem a más escolhas de programação em C++. Padrões de erro semelhantes são como assinaturas de cópia.

São consideradas cópias quaisquer usos de código não realizado por elementos dos grupos de projecto ou não fornecidas através dos canais oficiais da disciplina pelo corpo docente. Em particular, serão consideradas fraudes quaisquer utilizações de código de projectos disponíveis na web e não disponibilizados pelos canais da disciplina (e.g., github ou outros).

Não quer isto dizer que os alunos não possam estudar esses projectos. No entanto, recomenda-se fortemente que os alunos produzam código sem ser a partir do código das outras pessoas. Se discutirem ideias com outros grupos, certifiquem-se de que nunca discutem implementações.

Nesta entrega, não haverá procedimento disciplinar relativamente às suspeitas encontradas, mas os casos agora encontrados foram registados.. Serão posteriormente utilizadas na verificação de fraudes em entregas subsequentes (além de serem usados outros métodos mais robustos).

Alunos em situação de fraude serão imediatamente eliminados da avaliação e será dado início a processo correspondente nos órgãos competentes da Escola.

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Plano de aulas: datas remotas adicionais

22 março 2020, 12:01 David Martins de Matos

Foram marcadas horários remotos adicionais para as aulas teóricas e práticas da semana de 2020/03/30, actualmente previsivelmente coberta pelas várias restrições à presença física em efeito.

Caso existam desenvolvimentos a este respeito, os alunos devem ficar atentos à publicação de novo anúncio.

Os horários práticos adicionais estão descritos no Classroom.
Com esta semana, passam a três os exercícios a recuperar para avaliação presencial (num horário teórico a anunciar).

Os horários teóricos adicionais nessa semana são (a lista completa de horários teóricos está também no Classroom):

Aula T13: realiza-se no calendário originalmente previsto:
4ª feira, 2020/04/01 08:00: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/460830333
4ª feira, 2020/04/01 09:30: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/787498532

Aula T14: realiza-se no calendário originalmente previsto:
6ª feira, 2020/04/03 08:00: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/182657141
6ª feira, 2020/04/03 09:30: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/552946449

Plano das aulas

21 março 2020, 17:11 David Martins de Matos

Esta mensagem vem recordar o plano semanal das aulas.

Plano das aulas: https://bit.ly/307zuJK

Depois destes últimos dias mais atribulados, estamos de novo sincronizados com o plano das aulas inicialmente previsto (com a excepção da avaliação laboratorial presencial, que será recuperada mais tarde, em data a anunciar, sendo possível, durante as aulas teóricas).

Agradece-se comunicação de questões sobre este assunto.

Projecto: pauta da entrega inicial (entrega "zero") (provisória)

20 março 2020, 18:15 David Martins de Matos

Está disponível a pauta provisória da entrega inicial do projecto (entrega "zero"). Esta pauta está em actualização (será feito novo anúncio quando ficar completa).

Os alunos devem procurar compreender e resolver os problemas apresentados.

Para os projectos que não compilaram: se os problemas de compilação forem resolvidos nos testes diários que decorrem até 6ª feira, 2020/03/27, 17:00, será considerada a restante parte da avaliação da entrega "zero" (embora seja perdida a componente relativa à compilação).

Os resultados de avaliação da entrega "zero" podem ser revistos até à data da entrega intermédia do projecto.

Os alunos sem entrega inicial consideram-se excluídos da avaliação em época normal no ano lectivo 2019/2020. Os alunos afectados são, de momento, os seguintes 52327 63108 64722 69586 70939 73974 74224 80894 86435 86971 87237 89481 89509.

Agredece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Aulas Práticas: avaliação (actualização)

19 março 2020, 20:52 David Martins de Matos

Estão disponíveis os resultados da avaliação do Exercício 04 no Google Classroom. As anotações explicam os problemas.

Estes resultados podem ser revistos e os exercícios consultados até 2020/03/26, nos horários de dúvidas.

Estes resultados serão integrados na pauta oficial da disciplina como bonificação do exercício Flex.
Uma versão presencial será oportunamente anunciada, para recuperar a avaliação laboratorial presencial perdida.

Tal como anteriormente anunciado, a aula prática 05 foi suprimida.
Na próxima semana realiza-se (dentro do calendário normal) a aula prática 06. A avaliação virtual será também considerada bonificação (com recuperação presencial futura).