Sumários

Diferenciabilidade

2 março 2018, 16:00 Paulo Sérgio De Brito e Silva dos Anjos Lopes

Derivadas parciais de funções vectoriais. Relação entre derivadas parciais e continuidade. Diferenciabilidade num ponto interior do domínio. Matriz Jacobiana e vector gradiente.


Continuidade local e global. Derivadas parciais.

28 fevereiro 2018, 16:00 Paulo Sérgio De Brito e Silva dos Anjos Lopes

Fecho das curvas de nível de uma função contínua definida num fechado. Idem para campos escalares definidos por desigualdades parciais. Exemplos de curvas de nível. Limitação local das contínuas. Teorema do valor intermédio. Imagem de um conexo por uma função contínua. Teorema de Weierstrass. Imagem de um compacto por uma função contínua. Continuidade da inversa de uma função contínua e invencível definida num compacto. Definição e significado de derivada parcial de uma função.


Noções topológicas, sucessões e continuidade.

27 fevereiro 2018, 17:00 Paulo Sérgio De Brito e Silva dos Anjos Lopes

Resolução de problemas da ficha da semana 1.


Continuidade pontual e global.

27 fevereiro 2018, 16:00 Paulo Sérgio De Brito e Silva dos Anjos Lopes

Uso das coordenadas polares apara cálculo de limites para funções definidas no plano. Métodos semelhantes para dimensões superiores. Equivalência entre a continuidade pontual e a continuidade pontual de uma restrição local. Continuidade de funções definidas por mais de uma expressão. Cálculo de limites com mudança de variável. Desigualdades com funções contínuas. Fecho do gráfico de uma função contínua.


Noções topológicas, sucessões e continuidade.

27 fevereiro 2018, 14:00 Paulo Sérgio De Brito e Silva dos Anjos Lopes

Resolução de problemas da ficha da semana 1.