Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Cultura Arquitectónica

Activa nos planos curriculares

DEAArq2006 > DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Opcional > Opcional I > Cultura Arquitetónica e Urbana

Nível

O curso adopta um formato de seminário, com leituras semanais pré-definidas, complementado por palestras com investigadores convidados. A didática baseia-se na reflexão, discussão, argumentação e apresentação de casos de estudo. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, com base na participação nos seminários e em exercício de iniciação à investigação desenvolvido enquanto “artigo científico” preparado para ser publicado em revista técnica com recurso a estudos de caso sobre tema desejavelmente integrado na pesquisa central da dissertação final com uma extensão entre 18.000 e 24.000 caracteres. Trata-se de um módulo de exploração bibliográfica acompanhando a avaliação contínua baseada na apresentação de casos de estudo e na participação nos debates-seminário.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

210.0 h/semestre

Objectivos

Este módulo introduz os fundamentos de uma investigação aplicada à história e teoria da arquitectura a partir da matriz construtiva e nessa medida focada numa “história operativa”, isto é, na perspectiva da intervenção informada enquadrando a obra arquitectónica nas dinâmicas da produção artística e da cultura urbana. Research Based design Procura-se desenvolver: a capacidade dos alunos para a investigação nos domínios da cultura arquitectónica e da organização do espaço, dirigindo o esforço analítico para a identificação da disciplina arquitectura como processo de unidade entre arte e técnica; a aptidão para a análise e avaliação dos textos básicos e paradigmáticos da disciplina: manifestos, artigos e livros de referência, relacionando reflexão teórica, produção arquitectónica e formas de pensamento. Os conteúdos lecionados permitem ao aluno rever e aprofundar conhecimentos anteriores e adquirir novos conhecimentos explícitos úteis à prática de investigação em arquitetura. Estes conteúdos estão organizados em torno de questões chave: 1) Cidade e poder, equipamentos culturais e património; 2) Cultura e natureza, identidade e globalização; 3) O lugar e a paisagem.

Programa

Aprofundar o conhecimento e enquadramento das teorias arquitectónicas no quadro global de uma cultura da modernidade: da ruptura do movimento moderno à situação pós-moderna e à contemporaneidade. Reflectir sobre os pressupostos teóricos e os modelos urbanos dominantes no quadro de uma cultura ocidental. Estimular a compreensão das relações entre: Arte e Técnica; Forma e Ideologia; Arquitectura e Paisagem; Natureza e Cultura. Neste quadro são abordados temas relativos a: ideologia do património como traço da cultura contemporânea; valores da tradição e contemporaneidade na arquitectura e na cidade; papel das vanguardas no quadro das afinidades, divergências e contaminações entre arte e arquitectura. Metodologia A metodologia de ensino basear-se-á na transferência de conceitos teóricos e práticos através da utilização intensiva de aulas magistais seguidas de seminário de discussão convocando os alunos a apresentar criticamente a evolução da sua própria pesquisa. Esta abordagem permitirá não só cumprir os objectivos como auxiliará o nivelamento do conhecimento de estudantes com diferentes proveniências e formações. Atendendo aos objetivos de aprendizagem da UC, os métodos de ensino e de avaliação foram concebidos de modo a promover a investigação autónoma. A ênfase na vertente de investigação é acompanhada pela apresentação de métodos de análise, interpretação, e caracterização operativa. A bibliografia de suporte é baseada nas areas: a) da cultura, crítica e história arquitectónica e urbana; c) da teoria e prática da reabilitação arquitectónica e urbana.

Metodologia de avaliação

O curso adopta um formato de seminário, com leituras semanais pré-definidas, complementado por palestras com investigadores convidados. A didática baseia-se na reflexão, discussão, argumentação e apresentação de casos de estudo. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, com base na participação nos seminários e em exercício de iniciação à investigação desenvolvido enquanto “artigo científico” preparado para ser publicado em revista técnica com recurso a estudos de caso sobre tema desejavelmente integrado na pesquisa central da dissertação final com uma extensão entre 18.000 e 24.000 caracteres. Trata-se de um módulo de exploração bibliográfica acompanhando a avaliação contínua baseada na apresentação de casos de estudo e na participação nos debates-seminário.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Théorie esthétique

ADORNO, T.W.

1995

Paris, Klincksieck


Tudo o que é sólido se dissolve no Ar

BERMAN,M.

1989

Lisboa, edições 70


Mechanization Takes Command

GIEDION, S.

1948

New Jersey, Norton (edições em várias línguas)


Architecture Theory since 1968

HAYS, M.

1998

New York, columbia Books of Architecture


A History of Architectural Theory

KRUFT, Hanno-Walter

1994

London, Princeton Architectural Press


La an-estética de la Arquitectura

LEACH, Neil

2001

Barcelona, Gustavo Gili


S,M,L,XL

KOOLHAAS, R. and Mau, B.

1995

New York: , The Monacelli Press


The Culture of Cities

MUMFORD, L.

1938

New York, Harcourt, Brace & Company


Experiencing Architecture

RASMUSSEN, S.E.

1995

Cambridge (MA), MIT Press


Los Hijos del Limo, del Romanticismo a la Vanguardia

PAZ, Octavio

1998

Barcelona, Seix Barral


Landscape and memory

SCHAMA, Simon

1995

New York, Vintage Books


Theories and History of Architecture

TAFURI, M.

1980

New York, Harper & Rowe


Eupalinos

VALÉRY, Paul

1995

Paris, Gallimard


História de la Crítica de Arte

VENTURI, Lionello

1982

Barcelona, Gustavo Gili


Architecture of the Well-Tempered Environment

BANHAM, R.

1984 (1969)

Chicago Press