Disciplina
Cultura Arquitectónica
Área
Área Científica de Arquitectura > Cultura Arquitectónica
Activa nos planos curriculares
DEAArq2006 > DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Opcional > Opcional I > Cultura Arquitetónica e Urbana
Nível
O curso adopta um formato de seminário, com leituras semanais pré-definidas, complementado por palestras com investigadores convidados. A didática baseia-se na reflexão, discussão, argumentação e apresentação de casos de estudo. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, com base na participação nos seminários e em exercício de iniciação à investigação desenvolvido enquanto “artigo científico” preparado para ser publicado em revista técnica com recurso a estudos de caso sobre tema desejavelmente integrado na pesquisa central da dissertação final com uma extensão entre 18.000 e 24.000 caracteres. Trata-se de um módulo de exploração bibliográfica acompanhando a avaliação contínua baseada na apresentação de casos de estudo e na participação nos debates-seminário.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
210.0 h/semestre
Objectivos
Este módulo introduz os fundamentos de uma investigação aplicada à história e teoria da arquitectura a partir da matriz construtiva e nessa medida focada numa “história operativa”, isto é, na perspectiva da intervenção informada enquadrando a obra arquitectónica nas dinâmicas da produção artística e da cultura urbana. Research Based design Procura-se desenvolver: a capacidade dos alunos para a investigação nos domínios da cultura arquitectónica e da organização do espaço, dirigindo o esforço analítico para a identificação da disciplina arquitectura como processo de unidade entre arte e técnica; a aptidão para a análise e avaliação dos textos básicos e paradigmáticos da disciplina: manifestos, artigos e livros de referência, relacionando reflexão teórica, produção arquitectónica e formas de pensamento. Os conteúdos lecionados permitem ao aluno rever e aprofundar conhecimentos anteriores e adquirir novos conhecimentos explícitos úteis à prática de investigação em arquitetura. Estes conteúdos estão organizados em torno de questões chave: 1) Cidade e poder, equipamentos culturais e património; 2) Cultura e natureza, identidade e globalização; 3) O lugar e a paisagem.
Programa
Aprofundar o conhecimento e enquadramento das teorias arquitectónicas no quadro global de uma cultura da modernidade: da ruptura do movimento moderno à situação pós-moderna e à contemporaneidade. Reflectir sobre os pressupostos teóricos e os modelos urbanos dominantes no quadro de uma cultura ocidental. Estimular a compreensão das relações entre: Arte e Técnica; Forma e Ideologia; Arquitectura e Paisagem; Natureza e Cultura. Neste quadro são abordados temas relativos a: ideologia do património como traço da cultura contemporânea; valores da tradição e contemporaneidade na arquitectura e na cidade; papel das vanguardas no quadro das afinidades, divergências e contaminações entre arte e arquitectura. Metodologia A metodologia de ensino basear-se-á na transferência de conceitos teóricos e práticos através da utilização intensiva de aulas magistais seguidas de seminário de discussão convocando os alunos a apresentar criticamente a evolução da sua própria pesquisa. Esta abordagem permitirá não só cumprir os objectivos como auxiliará o nivelamento do conhecimento de estudantes com diferentes proveniências e formações. Atendendo aos objetivos de aprendizagem da UC, os métodos de ensino e de avaliação foram concebidos de modo a promover a investigação autónoma. A ênfase na vertente de investigação é acompanhada pela apresentação de métodos de análise, interpretação, e caracterização operativa. A bibliografia de suporte é baseada nas areas: a) da cultura, crítica e história arquitectónica e urbana; c) da teoria e prática da reabilitação arquitectónica e urbana.
Metodologia de avaliação
O curso adopta um formato de seminário, com leituras semanais pré-definidas, complementado por palestras com investigadores convidados. A didática baseia-se na reflexão, discussão, argumentação e apresentação de casos de estudo. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, com base na participação nos seminários e em exercício de iniciação à investigação desenvolvido enquanto “artigo científico” preparado para ser publicado em revista técnica com recurso a estudos de caso sobre tema desejavelmente integrado na pesquisa central da dissertação final com uma extensão entre 18.000 e 24.000 caracteres. Trata-se de um módulo de exploração bibliográfica acompanhando a avaliação contínua baseada na apresentação de casos de estudo e na participação nos debates-seminário.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Tudo o que é sólido se dissolve no Ar
New Jersey, Norton (edições em várias línguas)
Architecture Theory since 1968
New York, columbia Books of Architecture
A History of Architectural Theory
London, Princeton Architectural Press
La an-estética de la Arquitectura
New York: , The Monacelli Press
New York, Harcourt, Brace & Company
Los Hijos del Limo, del Romanticismo a la Vanguardia
Theories and History of Architecture
História de la Crítica de Arte
Architecture of the Well-Tempered Environment