Dissertação

Exploration of Audio Feedback for L2 English Prosody Training EVALUATED

O aumento do número de estudantes de Inglês fez com que o uso de aplicações móveis para aprendizagem dessa língua se torne uma opção viável, acessível e largamente utilizada. Esta tese explora duas soluções diferentes para o treino da prosódia nestas aplicações. Ambos os métodos são desenvolvidos tendo em conta um exercício especifico de uma aplicação para aprender Inglês, em que o estudante tem acesso a uma frase e a uma gravação de um falante nativo de Inglês a ler essa frase. O estudante ouve a gravação e lê a frase, tentando replicar os contornos prosódicos da gravação que ouviu. A aplicação avalia a proximidade do discurso do estudante relativamente à gravação do falante nativo, tendo em conta marcadores de duração e frequência fundamental. A primeira abordagem consiste em manipular o discurso do utilizador. Usando a tentativa anterior do mesmo exercício, o algoritmo corrige os marcadores de duração e de frequência fundamental utilizando um sistema com tecnologia Vocoder e um algoritmo de alinhamento temporal. A segunda abordagem utiliza Conversão de Voz para converter a gravação do falante nativo para a voz do estudante. Ao remover as diferenças entre a voz do estudante e da referência, é expectável que processo de aprendizagem seja mais eficiente. Ambas as abordagens são implementadas, permitindo a obtenção de resultados que serão avaliados com recurso a um painel de 40 juízes. Um método de avaliação objectiva também será apresentado. Os resultados favorecem a abordagem com recurso a Conversão de Voz, que tem maior margem para melhorias.
Computer Assisted Language Learning (CALL), Treino de Prosódia, Conversão de Voz, Aprendizagem de Segunda Lı́ngua, Dynamic Time Warping

Janeiro 28, 2021, 11:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Isabel Maria Martins Trancoso

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Xavier Anguera

ELSA

Doutorado