Dissertação
Exploration of Audio Feedback for L2 English Prosody Training EVALUATED
O aumento do número de estudantes de Inglês fez com que o uso de aplicações móveis para aprendizagem dessa língua se torne uma opção viável, acessível e largamente utilizada. Esta tese explora duas soluções diferentes para o treino da prosódia nestas aplicações. Ambos os métodos são desenvolvidos tendo em conta um exercício especifico de uma aplicação para aprender Inglês, em que o estudante tem acesso a uma frase e a uma gravação de um falante nativo de Inglês a ler essa frase. O estudante ouve a gravação e lê a frase, tentando replicar os contornos prosódicos da gravação que ouviu. A aplicação avalia a proximidade do discurso do estudante relativamente à gravação do falante nativo, tendo em conta marcadores de duração e frequência fundamental. A primeira abordagem consiste em manipular o discurso do utilizador. Usando a tentativa anterior do mesmo exercício, o algoritmo corrige os marcadores de duração e de frequência fundamental utilizando um sistema com tecnologia Vocoder e um algoritmo de alinhamento temporal. A segunda abordagem utiliza Conversão de Voz para converter a gravação do falante nativo para a voz do estudante. Ao remover as diferenças entre a voz do estudante e da referência, é expectável que processo de aprendizagem seja mais eficiente. Ambas as abordagens são implementadas, permitindo a obtenção de resultados que serão avaliados com recurso a um painel de 40 juízes. Um método de avaliação objectiva também será apresentado. Os resultados favorecem a abordagem com recurso a Conversão de Voz, que tem maior margem para melhorias.
janeiro 28, 2021, 11:30
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Catedrático