O Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (MEEC) tem por missão formar profissionais que através de actividades de desenvolvimento e/ou investigação se integrem no tecido produtivo e se constituam como motores de inovação, contribuindo desse modo para a produção de riqueza, transformando e modernizando a actividade económica em que se insiram.

Os formados adquirem uma base sólida de conhecimento nas áreas científicas básicas e avançadas do curso, segundo um modelo que lhes permite adquirir esses conhecimentos e ainda desenvolver um raciocínio estruturado e uma capacidade de análise e de crítica que os ajude a manter-se na linha da frente do conhecimento, adaptando-se e fomentando a criação de novas tecnologias.

No MEEC adquirem ainda um conjunto de Competências Transversais, nomeadamente, a capacidade de comunicação oral e escrita, de gestão de projectos de engenharia numa perspectiva de empreendedorismo, inovação e transferência de tecnologia. Estas competências conferem-lhes uma visão global sobre a prática e a gestão da Engenharia, que integra aspectos tecnológicos, económicos, ambientais, etc.

Presentemente o foco de formação do MEEC está nas áreas de Computadores, Electrónica, Energia Eléctrica, Decisão e Controlo e Telecomunicações, áreas chave das Tecnologias de Informação e da Sociedade do Conhecimento. Contudo, áreas emergentes de conhecimento, nomeadamente, a bioengenharia, o ambiente, os oceanos e o espaço abrem novos horizontes de intervenção para este Mestrado.

A formação sólida e abrangente adquirida pelos Mestrados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico, coloca-os entre os profissionais com maior índice de empregabilidade.

O domínio de intervenção da Engenharia Electrotécnica e de Computadores é vasto e diversificado. Abrange serviços e industrias nas áreas tecnológicas de Telecomunicações, Energia, Electrónica, Computadores (perspectivas hard e soft), Robótica, Decisão e Controlo e ainda em empresas de suporte tecnológico ligadas ao desenvolvimento de sistemas e produtos para medicina, biotecnologia, espaço, oceanos, ambiente, etc.

Adicionalmente, muitos dos formados pelo Instituto Superior Técnico, em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, são ainda absorvidos pelas áreas de consultadoria e desenvolvimento de software, bem como pela Banca e Serviços.


Apresentações das Áreas de Especialização (2018/19)