Ensaios em Voo

Introdução

Por ensaios em voo entende-se a avaliação crítica do desempenho duma aeronave, ou dos seus sistemas, em condições reais de utilização, isto é, com a aeronave em voo. A realização de ensaios em voo consiste na medição, e posterior análise, dum conjunto de parâmetros inerentes à aeronave em ensaio, aos seus sistemas ou ao meio que a circunda. Os meios que permitem a realização de ensaios em voo designam-se por sistemas de instrumentação, sendo comstituídos por componentes embarcados e por sistemas não embarcados, instalados numa estação de acompanhamento no solo. Normalmente, os meios embarcados permitem medir, codificar, registar e/ou transmitir para o solo em tempo real (telemetria), os valores correspondentes às medidas realizadas em voo. Os meios no solo, directamente relacionados com o sistema de instrumentação, permitem a recepção e/ou reprodução, descodificação, processamento e análise dos dados, recolhidos na aeronave em ensaio.
Portugal dispõe de capacidade autónoma de realização de ensaios em voo, a qual, em princípio, permite a realização de ensaios em voo de qualquer tipo e sobre qualquer aeronave. Esta capacidade está associada ao Grupo de Trabalho de Ensaios em Voo (GTEV), o qual resultou da cooperação entre o Instituto Superior Técnico e a Força Aérea Portuguesa.

Aeronaves instrumentadas

Até ao momento foram instrumentadas as seguintes aeronaves da Força Aérea Portuguesa:
  • CASA 212 AVIOCAR - Basic Aircraft for Flight Research (BAFR)
  • AEROSPATIALE SA-330 PUMA
  • VOUGHT A7-P CORSAIR II (duas aeronaves instrumentadas)
  • LOCKHEED P3-P ORION (duas aeronaves instrumentadas)
  • DORNIER/DASSAULT ALPHA-JET (duas aeronaves instrumentadas)
  • LOCKHEED C130-H HERCULES
  • SOCATA TB-30 EPSILON (duas aeronaves instrumentadas)
  • DASSAULT FALCON 20
  • DASSAULT FALCON 50

Projectos

A capacidade existente tem sido utilizada em vários projectos de investigação e desenvolvimento em diversas áreas:

  • Dinâmica de Voo - vários projectos (CASA 212 AVIOCAR - BAFR)
  • Gestão e Controlo de Tráfego Aéreo - projecto EFEDAL com o EUROCONTROL (CASA 212 AVIOCAR - BAFR);
  • Navegação por Satélite - Avaliação Operacional do Sistema EGNOS, projecto de colaboração internacional envolvendo diversas entidades, nomeadamente o EUROCONTROL (DASSAULT FALCON 20 e DASSAULT FALCON 50); Avaliação Operacional de um Sistema GBAS, projecto de colaboração com a NAV PORTUGAL e a Força Aérea Portuguesa (DASSAULT FALCON 50)
  • Monitorização de Cargas em Voo para a Avaliação da Integridade Estrutural de Aeronaves - projectos VOUGHT A7-P CORSAIR II, LOCKHEED P3-P, LOCKHEED C130-H HERCULES, DORNIER/DASSAULT ALPHA-JET e SOCATA TB-30 EPSILON
  • Certificação de Novas Configurações de Voo/Análise de Flutter - Vários projectos para a Força Aérea Portuguesa (DORNIER/DASSAULT ALPHA-JET)
  • Caracterização da Utilização Operacional de Motores - projecto LARZAC para a Força Aérea Portuguesa e TURBOMECA (DORNIER/DASSAUL