Dinâmica de Voo

Introdução

A Dinâmica de Voo estuda todos os factores do voo de um avião, incluindo o desempenho, estabilidade e controlo, as manobras que podem ser realizadas, os efeitos de perturbações atmosféricas, a gestão de tráfego aéreo e as características de novas configurações de aviões. Referimos alguns exemplos nestes domínios. As questões de controlo e estabilidade de voo põem-se, mesmo para aviões convencionais, nos regimes não lineares de voo a grande incidência. Certas perturbações atmosféricas põem em causa a segurança: por exemplo o windshear que é uma combinação de ventos (vento descendente sobreposto com vento frontal que passa a vento de cauda) perigosa nas fases de descolagem e aterragem. Trata-se de prever as consequências dessas perturbações para escolher trajectórias seguras de penetração ou evitamento. A gestão do tráfego aéreo põe várias questões relacionadas com o aumento da capacidade sem diminuir a segurança, por exemplo: diminuir a separação entre aviões, sem aumentar o risco de colisão, usando navegação mais precisa. A capacidade das pistas de aeroportos depende da separação entre aviões, que é determinada de forma a que a esteira turbulenta deixada pelo avião da frente não afecte excessivamente o avião seguinte: o aumento da capacidade das pistas, supõe uma menor separação entre aviões e melhor conhecimento dos efeitos das esteiras turbulentas. Aviões futuros, com capacidades muito superiores aos actuais, por exemplo uma asa voadora para 1000 passageiros, permitem grandes economias de combustível (da ordem dos 40%) mas põem novos problemas de estabilidade e controlo, visto que se trata de "configurações" não convencionais.

Temas de investigação

De entre os temas de investigação neste domínio cita-se:
  • Estabilidade de Voo não-linear em voo a grande incidência;
  • Efeitos de perturbações atmosféricas ( windshears) no voo perto do solo;
  • Separação de aviões em voo para manter probabilidades de colisão extremamente baixas;
  • Separação de aviões à descolagem e aterragem para obter a capacidade máxima das pistas mantendo a segurança;
  • Novas configurações de aviões de transporte de passageiros de grande capacidade e eficiência, e suas características de estabilidade e controlo.