Aeroacústica

Introdução

A aeroacústica é a área de conhecimento que estuda a propagação de ondas sonoras pelo ar. Cada vez mais desempenha um papel preponderante na concepção e projecto de um avião devido às restricções legais sobre os níveis de ruído permitidos para voos sobre áreas habitadas. Além disso, são igualmente relevantes em projectos de aviões, o conforto acústico na cabine e a fadiga acústica de materiais, entre outros.

O estudo do som gerado aerodinamicamente realizado nos últimos cinquenta anos tem tido como principal objectivo reduzir o ruído produzido pelos aviões, por forma a torná-lo aceitável para as pessoas que vivem nas vizinhanças dos aeroportos. O ruído pode causar a fadiga dos materiais, para valores acima dos 150 dB, que ocorrem em estruturas próximas de motores a jacto ou de foguete. As previsões mais recentes indicam que o tráfego aéreo duplicará o valor actual no ano 2015. À medida que o volume de tráfego aumenta, é preciso reduzir o ruído provocado por cada descolagem e aterragem, de forma que a exposição total ao ruído das populações residentes próximo de aeroportos não aumente.

Temas de investigação

Decorrem actualmente investigações em vários projectos de aeroacústica, nomeadamente:

* Estudo de propagação do som em tubeiras de secção variável;
* Ruído de hélices;
* Estudo da interacção de um vórtice com a pá de um rotor de helicóptero;
* Acústica da camada limite e da camada de corte de um escoamento;
* Acústica de tubeiras com impedância não uniforme;
* Fadiga acústica dos materiais.