Programa

Programação

Licenciatura Bolonha em Engenharia Electrónica

Programa

• Introdução •Computadores e sistemas operativos; Algoritmos e linguagens de programação •Desenvolvimento, compilação e depuração de um programa •Noção de de léxico, sintaxe e semântica; A linguagem de Programação C • Conceitos elementares •Estrutura de um programa •Tipos de dados elementares; Constantes; Operadores e expressões •Intodução às instruções de entrada/saída •Controlo de fluxo oDecisão: instrução if oCiclo: instrução while; instrução do...while; instrução for oSelecção: Estrutura switch • Programação estruturada •Funções; Variáveis globais e locais •Visibilidade e tempo de vida de uma variavel •Modularidade e estruturação: divisão por ficheiros • Estruturas de dados •Vectores; Cadeias de caracteres •Vectores multidimensionais (matrizes, …) •Estruturas •Aplicações oAlgoritmos de busca simples oIntrodução a algoritmos de ordenação oNoção de recursividade (funções) • Apontadores •Declaração de apontadores •Passagem de argumentos: valor e referência •Apontadores e arrays •Aritmética de apontadores • Ficheiros •Utilização de ficheiros •Entrada e saída •Ficheiros de texto • Estruturas de dados dinâmicas •Variáveis estáticas e dinâmicas •Noções de estruturas de dados dinâmicas oPilhas; Filas; Listas simples e duplamente ligadas

Programação

Licenciatura (5 anos) em Engenharia Electrónica

Programa

Introdução<BR> • Apresentação<BR> • Arquitectura de Computadores / Sistema operativo<BR> • Linguagem de programação / Algoritmo<BR> • Ciclo de desenvolvimento:<BR> <P>o Desenho</P> <P>o codificação</P> <P>o pré-processamento/compilação/linkagem</P> <P>o depuração</P> Conceitos elementares<BR><BR> • Estrutura de um programa<BR> <P>o includes <P>o constantes <P>o main <P>o declaração de variáveis <P>o instruções • Constantes e variáveis<BR> <P>o tipos <P>o declaração <P>o operadores <P>o expressões • Atribuição<BR> • Entradas / Saídas<BR> <BR> Procedimentos e funcões<BR> • Declaração de funções<BR> <P>o nome <P>o tipo de retorno <P>o argumentos <P>o cabeçalhos • Chamada de funções <P>o invocação <P>o parâmetros <P>o uso do valor de retorno • Variáveis locais e globais<BR> • Visibilidade de tempo de vida das variáveis<BR> • Funcções matemáticas (math.h)<BR> • Passagem de argumentos por referência<BR> <P>o declaração dos argumentos (*) <P>o uso do valor (*) <P>o invocação da função (&) Programação Estruturada<BR> • operadores relacionais<BR> • operadores lógicos<BR> • expressões lógicas<BR> • intruções<BR> <P>o if <P>o switch <P>o while <P>o do <P>o for Vectores<BR> • declaração<BR> • acesso<BR> • apontadores para vectores e passagem por referência<BR> • vectores multidimensionais<BR> • vectores de apontadores<BR> • Strings (string.h)<BR> • criação dinâmica de vectores (calloc)<BR> Ficheiros<BR> • fopen<BR> • fgets<BR> • fclose<BR> Tipos de dados<BR> • typedef<BR> • tipos de dados enumerados<BR> • switch<BR> • estruturas<BR> <P>o declaração <P>o acesso Abstração de dados<BR> • conceitos básicos<BR> • estruturação de programas em diversos ficheiros<BR> <P>o ficheiros .h <P>o ficheiros .c Estruturas dinâmicas<BR> • ponteiros (revisão/consolidação)<BR> <P>o declaração <P>o passagem de parâmetros por referência <P>o vectores e ponteiros • ponteiros e estruturas<BR> <P>o declaração <P>o acesso aos membros das estruturas apontadas • criação dinâmica de estruturas<BR> • exemplos de tipos de dados dinâmicos<BR> <P>o filas <P>o pilhas <P>o listas Tópicos Avançados<BR> • Recursividade<BR> • Operadores unários ++, ...<BR> • Tipos long, double, signed e unsigned<BR> • Pré-processador<BR>