Métodos de Avaliação

A avaliação da disciplina de Programação envolve quatro componentes, todas de realização obrigatória:

• Avaliação contínua
    A componente de avaliação continua aferirá o desempenho global do aluno durante o semestre, incluindo as contribuições durante as aulas de laboratório e a resolução de exercícios em casa.
    • Peso: 10%
  • Exercícios práticos
    Duas aulas de laboratório durante o semestre serão dedicadas à realização de exercícios práticos em computador, de modo a aferir a autonomia do aluno na resolução de problemas de programação. Os problemas terão uma dimensão reduzida, de modo à sua conclusao ser possível em cerca de 1 hora.

• Peso: 15% (7.5% cada aula/exercício)
      1a exercício - Semanas de 23 de Outubro
      2o exercício - Semana de 5 de Dezembro
  • Trabalho final
    Uma avaliação prática global da disciplina terá lugar pela realização de um projecto de programação, a resolver maioritariamente fora das aulas. Este trabalho será realizado em grupos de dois alunos. O enunciado do trabalho será publicado até 12 de Novembro de 2006. A nota deste trabalho resultará da análise da solução adoptada e do resultado de uma discussão a realizar com o grupo de trabalho. A nota será atribuída individualmente a cada aluno. Peso: 30% A aprovação exige uma nota mínima no trabalho de 10 valores.

Publicação do enunciado: 10 de Novembro
      Entrega do trabalho: 10 de Janeiro
      Discussões: 11 a 15 de Janeiro
  • Componente teórica
    A avaliação global da componente teórica da disciplina terá lugar por dois testes ou um exame final. Cada teste abrangerá aproximadamente metade da matéria da disciplina e terá uma duração de hora e meia cada. A aprovação nos testes dispensa a realização do exame final. O exame final terá uma duração de 3 horas. O primeiro teste terá lugar durante a aula de 7 de Novembro. O 2o teste coincidirá com a data do 1o exame e será realizado durante a primeira hora e meia deste último.

• Peso global: 45%
      Cada teste: 22,5%
      1o Teste - 7 de Novembro
      2o Teste e 1o Exame - 17 de Janeiro
      2o Exame - 31 de Janeiro
A nota mínima para aprovação na componente teórica é de 9,5 valores. No caso de realização de avaliação por testes, a nota será a média simples dos dois testes. Caso o exame seja feito por testes, será possível repetir a avaliação para aprovação ou melhoria de nota no exame de 2a época.