Cygwin

Como já é do conhecimento de todos, as aulas práticas e todos os exercícios decorrem em ambiente GNU/Linux.

Apesar de haver algumas vantagens na instalação de um sistema GNU/Linux no computador de casa ou portátil, esta instalação é um processo que pode ser delicado, sobretudo se todo o disco estiver ocupado por outro sistema operativo.

Uma excelente alternativa é instalar o sistema cygwin em Windows, que é muito fácil de utilizar e permite obter um ambiente muito semelhante ao das aulas práticas (o software é de facto o mesmo, embora adaptado para o sistema Windows).

No entanto, alguns alunos sentiram alguma dificuldade na utilização do cygwin, basicamente pela falta de pacotes essenciais (gcc, xemacs...) que, embora fazendo parte do cygwin, não são instalados por omissão.

Para ajudar a instalação do cygwin, preparou-se um pequeno guia de instalação e teste deste software. Este guia pode e deve ser usado quer por quem vai instalar o software pela primeira vez, quer por quem já tem uma instalação do cygwin, mas em que não estão presentes as ferramentas essenciais (compilador, editor, etc).

Dada a hora avançada em que este guia foi elaborado :-(, agradece-se aos alunos que, caso detectem alguma deficiência neste guia ou dificuldade na instalação, que entrem em contacto com o docente.

Attachments