Tópicos

  • Implementação de código com classes internas
  • Comparação de objectos

Exercício 1: Interfaces java.lang.Comparable e java.util.Comparator

A interface Comparable<T> exige às classes que a implementam a criação de um método ( T é um tipo)

int compareTo(T other)

Este método permite estabelecer uma ordem natural sobre objectos do tipo utilizado para parametrizar a interface. Colecções desses objectos podem então ser ordenadas utilizando métodos pré-definidos (e.g., Collections.sort ou Arrays.sort).

O método compareTo deve retornar um inteiro menor que zero, zero, ou maior que zero, caso um objecto seja "menor", igual ( equals), ou "maior" que outro objecto. Como a referência null não representa nenhum objecto, se passada como argumento, não deverá ser retornado nenhum valor, devendo as implementações lançar NullPointerException. No exemplo seguite, a ordem natural é definida pela idade do gato.

public class Cat implements Comparable<Cat> {
  private int _age;
  private String _name;
  public Gato(int age, String name) { _age = age; _name = name; }
  public int getAge() { return _age; }
  public String getName() { return _name; }
  public int compareTo(Cat cat) {
    if (cat == null) throw new NullPointerException();
    return _age - cat.getAge();
  }
}

Recordar que equals deve retornar false quando é passada uma referência null como argumento.

Semelhante ao uso da interface Comparable<T>, mas sem definir uma ordem natural para os objectos de uma classe, a interface Comparator<T> permite criar classes (implementações), cujos objectos representam funções de comparação entre dois objectos da classe utilizada como parâmetro do tipo do comparador. O método exigido pela interface Comparator<T> é:

int compare(T um, T outro);

O uso é análogo ao da interface Comparable<T>, mas não compromete uma classe com nenhuma função de comparação especial. Considerando o exemplo do gato, a definição seguinte permitiria, por exemplo, ordenar gatos por nome ( String implementa Comparable<String>, definindo ordem lexicográfica).

import java.util.Comparator;
public class CatNameComparator implements Comparator<Cat> {
  public int compare(Cat cat1, Cat cat2) {
    return cat1.getName().compareTo(cat2.getName());
  }
}

Recordar que a compatibilidade com equals e a simetria da comparação são como para o caso de compareTo (acima).

Problema

  1. Considere a tabela da Aula Prática 05. Redefina a classe como sendo comparável. Diz-se que uma tabela é menor/igual/maior que outra quando se verificar a relação menor/igual/maior entre as somas dos elementos de cada uma.
  2. Considere ainda o caso da alínea anterior. Defina agora dois comparadores (devem ser implementados como classes internas da tabela) que estabelecem as relações de comparação relativamente (i) aos máximos das tabelas e (ii) ao número de elementos (independentemente dos valores).
  3. Considere agora, em lugar de tabelas de inteiros, que as tabelas contêm gatos (classe definida acima). Altere o código da alínea 2(i) para que funcione com as tabelas de gatos.

[ resolução: procurar resolver antes de consultar ]