Tópicos

  • Construção de objectos
  • Realização de hierarquias de classes simples
  • Polimorfismo
  • Overloading e overriding de métodos

Exercício 1: Porta AND Binária

Realize uma classe Java que represente uma porta lógica AND com duas entradas. Esta classe deve chamar-se AndGate2 e ter, entre outras que sejam (justificadamente) julgadas necessárias, a seguinte funcionalidade:

  • Se, na construção, não se especificarem os valores lógicos das entradas, devem ser considerados falsos;
  • Se, na construção, se especifica apenas um valor lógico, assume-se que é o mesmo para as duas entradas;
  • Se, na construção, se especificam dois valores lógicos, então cada entrada deve ser definida em conformidade;
  • Depois de criado o objecto, deve ser possível estabelecer o valor de cada entrada, tanto individualmente, como em conjunto;
  • Deve ser possível obter o valor da operação lógica (método getOutput).
  • Deve ser possível comparar duas portas (são iguais se os valores das entradas forem iguais);
  • Deve ser possível apresentar ( toString) uma descrição da porta, sob o formato A: valor B: valor (onde valor é o valor de cada entrada).

Após ter definido a classe, codifique uma aplicação e a função main respectiva, por forma a demonstrar o correcto funcionamento desta classe. Escolha diferentes combinações de entradas por forma a ter valores distintos na saída dos dois objectos. 

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Exercício 2: Porta AND Ternária

Defina uma nova classe que represente uma porta lógica AND com três entradas. Esta classe deve chamar-se AndGate3 e apresenta a mesma funcionalidade que a de duas entradas. A apresentação ( toString) é A: valor B: valor C: valor.

A classe AndGate3 deve ser definida reutilizando o conceito AndGate2 (definido no Exercício 1).

Adapte a função main definida anteriormente, por forma a integrar alguns testes com a nova porta lógica.

[ resolução: procurar resolver antes de consultar ]

Exercício 3: Energia

Considere o Exercício 2 da Aula Prática 02.

Resolva agora o mesmo problema, mas considerando as possíveis abstracções de comportamentos e propriedades comuns aos vários conceitos. Defina os conceitos do problema com base nas suas abstracções.

Discuta as opções da abstracção, em particular, no que respeita a aspectos menos flexíveis relativamente a possíveis alterações do modelo (constantes, propriedades, comportamentos comuns, etc.). Ainda neste sentido, compare a nova solução com a solução da Aula Prática 02. Chegou à conclusão que a sua nova solução ainda apresenta dificuldades face à manutenção do código? Neste caso, quais são os aspectos problemáticos?

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