Sumários

TP7- Observação microscópica de fungos miceliais e leveduras

14 maio 2014, 15:00 Margarida Palma

Cada grupo de alunos observou e identificou os géneros a que pertencem 3 fungos miceliais fornecidos em cultura pura. Foram ainda observadas no microscópio óptico composto preparações frescas das leveduras Saccharomyces cerevisiae e Candida utilis.

TP6 - Análise bacteriológica de uma água

13 maio 2014, 14:30 Cristina Anjinho Viegas

Análise da qualidade bacteriológica de uma água (amostras colhida pelos alunos) – pesquisa de bactérias heterotróficas totais, coliformes totais e fecais (incluindo confirmação de E. coli em meio Fluorocult), enterococos/estreptococos totais, e endósporos de clostridios sulfito-redutores). Os alunos voltarão após 24 e 48 h para completar o trabalho (confirmação de E.coli) e fazer todas as observações experimentais.

Discussão, com os alunos, dos relatórios os trabalhos laboratoriais TP2, TP3 e TP4.

Classificação filogenética de microrganismos

13 maio 2014, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Árvores filogenéticas; siginificado; exemplo - a árvore filogenética universal. O rRNA como cronómetro evolutivo molecular; 16S rRNA (procariotas) e 18S rRNA ou 28S rRNA (eucariotas). Sequências assinatura no rRNA. Passos principais na obtenção de árvores filogenéticas com base na análise da sequência de nucleotídeos do gene que codifica para o  rRNA 16S (procariotas); reacção de polimerização em cadeia; base de dados “Ribosomal Database project”. Discussão de exemplo prático - classificação ao nível da espécie de bactéria isolada do casco do navio “Titanic” (caso estudo que combinou classificação filogenética e classificação clássica/molecular). Sondas filogenéticas para detecção e identificação de microrganismos; técnica  FISH (Fluorescent in situ hybridization).

TP7- Observação microscópica de fungos miceliais e leveduras

12 maio 2014, 15:00 Margarida Palma

Cada grupo de alunos observou e identificou os géneros a que pertencem 3 fungos miceliais fornecidos em cultura pura. Foram ainda observadas no microscópio óptico composto preparações frescas das leveduras Saccharomyces cerevisiae eCandida utilis.

TP6 - Análise da qualidade bacteriológica de uma água

9 maio 2014, 15:00 Cristina Anjinho Viegas