Sumários

Crescimento microbiano (I)

7 março 2014, 08:00 Cristina Anjinho Viegas

Crescimento de populações microbianas em suspensão em meio líquido. Fissão binária em bactérias. Tempo de duplicação ou geração e crescimento exponencial de uma população de células microbianas. Métodos para  avaliação da concentração de células: células viáveis (UFC/ml) ou células totais (contagem ao microscópio); método espectrofotométrico/densidade óptica; biomassa. Cultura de microrganismos em descontínuo (“batch”). Fases do crescimento em descontínuo.  Cinética do crescimento exponencial. Determinação da taxa específica de crescimento e do tempo de duplicação de uma população microbiana. Resolução de exercício: cálculo da taxa específica de crescimento e do tempo de duplicação duma população microbiana a partir de resultados experimentais fornecidos. Crescimento diáuxico; exemplo


A1

6 março 2014, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

TP. 1Os alunos prepararam e esterilizaram meios de cultura sólidos e líquidos, e tiveram contacto com técnicas de assépsia e de esterilização, inoculação de meios de cultura sólidos e líquidos, e técnicas de repicagem e de isolamento de microrganismos.

TP. 2 Os alunos realizaram procedimento para o isolamento e enumeração de colónias de bactérias e fungos miceliais em  amostras ambientais (p.ex. solo, folhas de plantas, frutos, etc.) colhidas pelos próprios. Este trabalho permitiu praticar a técnica das diluições sucessivas e plaqueamento em meio sólido para isolamento de colónias de microrganismos e estimar a concentração de Unidades Formadoras de Colónia (UFC) numa amostra. Pretende-se também que os alunos observem a diversidade da microflora cultivável presente nas amostras em causa com base na observação das características morfológicas das colónias isoladas em cada um dos meios de cultura usados. Os alunos voltarão ao laboratório daqui a 3-5 dias para completar as observações experimentais (observação e contagem das colónias de bactérias e de fungos miceliais).


Aula não leccionada

4 março 2014, 14:30 Cristina Anjinho Viegas

Período de Carnaval


Aula não leccionada

4 março 2014, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Período de Carnaval


A1

28 fevereiro 2014, 15:00 Miguel Nobre Parreira Cacho Teixeira

TP. 1Os alunos prepararam e esterilizaram meios de cultura sólidos e líquidos, e tiveram contacto com técnicas de assépsia e de esterilização, inoculação de meios de cultura sólidos e líquidos, e técnicas de repicagem e de isolamento de microrganismos.

TP. 2 Os alunos realizaram procedimento para o isolamento e enumeração de colónias de bactérias e fungos miceliais em  amostras ambientais (p.ex. solo, folhas de plantas, frutos, etc.) colhidas pelos próprios. Este trabalho permitiu praticar a técnica das diluições sucessivas e plaqueamento em meio sólido para isolamento de colónias de microrganismos e estimar a concentração de Unidades Formadoras de Colónia (UFC) numa amostra. Pretende-se também que os alunos observem a diversidade da microflora cultivável presente nas amostras em causa com base na observação das características morfológicas das colónias isoladas em cada um dos meios de cultura usados. Os alunos voltarão ao laboratório daqui a 3-5 dias para completar as observações experimentais (observação e contagem das colónias de bactérias e de fungos miceliais).