Sumários

24 fevereiro 2014, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

TP. 1Os alunos prepararam e esterilizaram meios de cultura sólidos e líquidos, e tiveram contacto com técnicas de assépsia e de esterilização, inoculação de meios de cultura sólidos e líquidos, e técnicas de repicagem e de isolamento de microrganismos.

TP. 2 Os alunos realizaram procedimento para o isolamento e enumeração de colónias de bactérias e fungos miceliais em  amostras ambientais (p.ex. solo, folhas de plantas, frutos, etc.) colhidas pelos próprios. Este trabalho permitiu praticar a técnica das diluições sucessivas e plaqueamento em meio sólido para isolamento de colónias de microrganismos e estimar a concentração de Unidades Formadoras de Colónia (UFC) numa amostra. Pretende-se também que os alunos observem a diversidade da microflora cultivável presente nas amostras em causa com base na observação das características morfológicas das colónias isoladas em cada um dos meios de cultura usados. Os alunos voltarão ao laboratório daqui a 3-5 dias para completar as observações experimentais (observação e contagem das colónias de bactérias e de fungos miceliais).

21 fevereiro 2014, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

Organização e planeamento das aulas laboratoriais

Introdução às actividades e impacto dos microrganismos

21 fevereiro 2014, 08:00 Cristina Anjinho Viegas

Continuação da conversa com os alunos sobre aspectos relevantes do impacto dos microrganismos no Ambiente e nas actividades humanas; alguns exemplos de microrganismos como agentes infecciosos e da microbiologia como ciência básica e como ciência aplicada, e breves notas históricas.

Visionamento do vídeo “History of pasteurization” http://www.youtube.com/watch?v=0OmWbRKW4K8

20 fevereiro 2014, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

18 fevereiro 2014, 14:30 Cristina Anjinho Viegas