Sumários

TP7- Observação microscópica de fungos miceliais e leveduras

30 maio 2014, 15:00 Margarida Palma

Cada grupo de alunos observou e identificou os géneros a que pertencem 3 fungos miceliais fornecidos em cultura pura. Foram ainda observadas no microscópio óptico composto preparações frescas das leveduras Saccharomyces cerevisiae eCandida utilis.

Vírus (conclusão)

30 maio 2014, 08:00 Cristina Anjinho Viegas

Características gerais e estruturais, e impacto dos vírus. Bacteriófagos (conclusão). Fagos temperados e lisogenia; consequências principais da lisogenia: alterações fenotípicas nas células infectadas, e transdução especializada. Cultivo, deteção e enumeração de fagos (placas de lise). Importância dos bacteriófagos, em particular no combate de bactérias infecciosas. Vírus que infectam animais. Formas de disseminação e consequências principais. Caso estudo: vírus Influenza (exemplo de virus de ssRNA(-) com invólucro); aspectos estruturais; passos principais do ciclo de vida simplificado (visionamento de vídeo). Diferenças principais gerais no processo de infecção em bacteriófagos e em vírus de animais: penetração, multiplicação, excreção dos viriões maduros. Efeitos principais nas células infectadas. Cultivo de vírus animais no laboratório.

TP7- Observação microscópica de fungos miceliais e leveduras

29 maio 2014, 15:00 Margarida Palma

Discussão de relatórios

28 maio 2014, 15:00 Miguel Nobre Parreira Cacho Teixeira

Discussão dos relatórios de trabalhos laboratoriais (TP2) com os grupos de alunos.

TP7 - Observação microscópica de fungos miceliais e leveduras

27 maio 2014, 14:30 Margarida Palma