Sumários

A22 - Zeros de Polinómios e Deflação

5 dezembro 2012, 10:00 José Leonel Monteiro Fernandes

-Determinação de todos os zeros de um Polinómio. Deflação.

-Exemplo resolvido.

-Critérios de Paragem.

-Nota sobre o critério de paragem no método do ponto fixo.

-Exemplo resolvido.

A23. Sistemas de equações lineares (cont.)

4 dezembro 2012, 10:30 José Viriato Araújo dos Santos

Escolha de pivot total. Escolha de pivot parcial com e sem patamar. Definitividade de uma matriz. Matrizes definidas positivas: Factorização LDLt e método de Choleski. Resolução de exercícios.

Método de Newton - ordem de convergência e condições de convergência. Método de Muller e interpolação quadrática inversa. Método iterativo de ponto fixo. Condições de conevrgência

4 dezembro 2012, 10:30 João Orlando Marques Gameiro Folgado

Método de Newton - dedução da ordem de convergência e definição das condições de convergência. Método de Muller e interpolação quadrática inversa. Método iterativo de ponto fixo. Exemplo de aplicação. Condições de convergência. majorante do erro cometido - critério de paragem. Dois exemplos de aplicação

T03 * Aula 22 - Ponto Fixo e Aceleração de Convergência

4 dezembro 2012, 09:00 Miguel Matos Neves

O Método do Ponto Fixo (cont.) Erros e convergência no Método do Ponto Fixo. Teorema do Ponto Fixo. Aceleração de Aitken. Método de Steffensen. Resolução de exercícios.  Nota sobre o critério de paragem no método do ponto fixo.

A21. Sistemas de equações lineares

4 dezembro 2012, 09:00 José Viriato Araújo dos Santos

Introdução. Nomenclatura e notação de matrizes. Teoria dos sistemas de equações lineares. Espaços de linhas, colunas e nulidade. Característica de uma matriz. Existência e unicidade da solução. Sistemas de matrizes triangulares. Método de Gauss. Vários segundos membros. Substituições ascendentes. Resolução de exercício.