Sumários

Sistemas de equações lineares. Condensação de Gauss. Método de Doolittle e de Crout

11 dezembro 2012, 10:30 João Orlando Marques Gameiro Folgado

Sistemas de equações lineares. Condensação de Gauss. Exemplo de aplicação. Método de Doolittle e de Crout. Exemplo de aplicação

Revisões

11 dezembro 2012, 10:30 José Viriato Araújo dos Santos

Resolução de problemas de exames

T03* A24 - Sistemas de Equações Lineares - Métodos Directos

11 dezembro 2012, 09:00 Miguel Matos Neves

Matrizes (revisão): propriedades, normas e decomposições matriciais; característica de uma matriz, espaço de nulidade, existência e unicidade da solução. -Método de Gauss. Transformação elementar de Gauss. Sub-matriz activa, elemento redutor ou Pivot. A factorização LU. Exercícios. Factorização em uma só etapa: método de Crout.

A23. Sistemas de equações lineares (cont.)

11 dezembro 2012, 09:00 José Viriato Araújo dos Santos

Escolha de pivot total. Escolha de pivot parcial com e sem patamar. Definitividade de uma matriz. Matrizes definidas positivas: Factorização LDLt e método de Choleski. Resolução de exercícios.

A24. Sistemas de equações lineares (cont.)

10 dezembro 2012, 10:30 José Viriato Araújo dos Santos

Cálculo do determinante e inversa. Sistemas com matrizes especiais: Matrizes bandeadas, Algoritmo de Thomas para matrizes tri-diagonais. Análise de erros e número de condição.