Sumários

Avaliação Preditiva

28 outubro 2008, 09:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Exercício completo de Avaliação Heurística. Modelos preditivos: Modelos Cognitivos - GOMS e CCT; Modelos físicos e de dispositivos - KLM.


Avaliação por Peritos (Avaliação Heurística)

23 outubro 2008, 09:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Introdução à Avaliação de Usabilidade. O que é Avaliação Heurística. Nº de Avaliadores envolvidos e porquê. Enumeração, análise e exemplos das Heurísticas de Usabilidade. As 4 fases da Avaliação Heurística. Graus de severidade dos problemas encontrados.


OSGeo

21 outubro 2008, 09:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Conferência OSGEO Portugal. Se for necessário será substituida.


Concepção e Desenho de Ecrãs

16 outubro 2008, 09:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Dividir tarefas por ecrãs. Desenho Visual, Agrupamento, Ordenação, Decoração, Alinhamento, Espaços em branco. Cor e contraste. Texto - Tipos, Legibilidade, Cor, Tamanho, Espaçamento . Escrita de Texto - Mensagens, Pedidos de Informação, Instruções.


Prototipagem (Protótipos de Baixa Fidelidade + Storyboards)

14 outubro 2008, 09:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

O que são protótipos? Porquê prototipar? Tipos de protótipos em função da fidelidade e da funcionalidade. Cenários de Interacção e Storyboards. Protótipos de Baixa Fidelidade (PBFs) e Protótipos de Alta Fidelidade (PAFs). Material para criar PBFs, exemplos de PBFs e vantagens destes. Wizard of Oz para testar novas modalidades. Teste de PBFs com utilizadores - preparação, realização e análise de resultados.