1.1. Objectivos

Os objectivos desta aula são realizar um exercício prático de preparação para o projecto que envolve um modelo conceptual, um cenário de actividade e a definição de métricas de usabilidade.

1.2. Preparação da Aula

Ao longo da semana devem realizar os inquéritos aos potenciais utilizadores do vosso projecto recorrendo aos questionários que elaboraram.

Na preparação desta aula, devem ler cuidadamente o artigo " Conceptual Models: Begin by Designing What to Design" de Jeff Johnson ( material de apoio). Devem também rever o modelo conceptual apresentado na aula teórica.

Em seguida, devem realizar o seguinte exercício prático: elaborar um modelo conceptual, um cenário de actividade e definir métricas de usabilidade para a "Pauta Mágica" (de acordo com a análise de tarefas e com o cenário do problema descritos nos acetatos da aula teórica).

1.3. Tarefas a Realizar na Aula

No início da aula, cada grupo deve entregar ao docente do laboratório um documento em papel com a solução do exercício proposto, tendo o cuidado de trazer uma segunda cópia desse documento para o grupo utilizar na aula.

Em seguida, os grupos são reunidos dois a dois e dispõem de 30 minutos para comparar as soluções do exercício e para compilarem uma versão conjunta do modelo conceptual. Posteriormente, as versões conjuntas serão apresentadas e debatidas com a turma.