Enunciados dos Projectos:

AutoChef

No atribulado dia do consultor moderno, há cada vez menos tempo para tratar das coisas básicas da vida, como comer... Mas comer sandes tiradas de uma máquina não é coisa que satisfaça ninguém, dias a fio. Reconhecendo um nicho de mercado, e querendo salvar toda uma classe profissional da sub-nutrição, a empresa para quem trabalha encarregou-o de criar o AutoChef. O AutoChef é uma máquina de venda automática de comida que, recorrendo à mais recente nanotecnologia, é capaz de produzir pratos gourmet sem intervenção humana, num menu ajustado aos gostos, vontades e alergias de cada um. Basta meter umas moedas!


PrintShirt

A loja de pronto-a-vestir ao fundo da sua rua tem vindo a passar um mau bocado. Desde que toda a gente tem câmaras digitais, prefere fazer t-shirts à medida, com a imagem à sua escolha, do que comprar as que a loja tem para vender. Assim, o dono da loja decidiu contratá-lo para criar uma máquina de criação e impressão automática de t-shirts e afins, ao gosto de cada um.


IronGadget

O António é um atleta do Triato que passou a IronMen. Para conseguir melhorar o seu desempenho foi ter com a empresa TriatoSolutions SAG, para lhe criar um Gadget que possa usar quando está em competição ou quando está a preparar a próxima prova. Quando está em prova pode visualizar qualquer dos indicadores para qualquer uma das provas que efectuou, por exemplo ver o ritmo cardiaco actual e máximo. Pode ainda definir um conjunto de valores críticos / tipo de prova (por exemplo pulsação acima do limiar de perigo) assim como o lugar em que ficou. Entre provas pode comparar os valores obtidos, em qualquer indicador com, por exemplo, os valores máximos, e médios de provas anteriores.


SAFA - Serviço de Atendimento Farmaceutico Automatizado

A prestigiada e concorrida farmácia "Palmo", depois de ter recebido algumas queixas de utentes pelo tempo de espera e atendimento, decidiu estudar a hipótese de criar um conjunto de pequenos quiosques de triagem / atendimento rápido de utentes a colocar no interior dos estabelecimentos. O objectivo destes terminais de atendimento rápido é o de atender rapidamente os muitos utentes que só têm pedidos rápidos a fazer, e orientar outros utentes para um atendimento personalizado mais eficaz. Foi-lhes pedido que conceba um protótipo para um destes terminais computorizados.


FlorMóvel - Uma florista no telemóvel

A florista "Cravo Roxo" quer alargar os serviços que actualmente oferece aos seus clientes. Para tal pretende oferecer, além dos serviços tradicionais, um serviço móvel e inovador, desenvolvido para telefones de última geração (iPhones e similares). Vocês ganharam o concurso para este projecto inovador e devem desenvolver uma aplicação que permita comprar ramos de flores, fazer entregas, etc., assim como oferecer novos serviços que tirem partido do ambiente móvel em que a aplicação se insere.


Connecting - O seu guia de Transportes

A empresa de caminhos de ferro "Apita o Comboio" decidiu investir na modernização dos seus serviços, tirando partido das novas tecnologias e da elevada utilização do telemóvel. A empresa pretende oferecer aos seus clientes um serviço que é carregado no telemóvel do cliente (caso este aceite) quando se entra numa estação. Este serviço pretende ajudar o utilizador dos comboios com informações sobre ligações, horários, informações turísticas, etc. A sua empresa ficou responsável pelo desenvolvimento do projecto, ficando encarregue de identificar e desenvolver novas funcionalidades para o serviço.


4Me2Do - A minha lista de afazeres

As listas de afazeres ( "ToDo Lists") são um dos instrumentos de organização e gestão pessoal mais comuns. Há vários anos foi proposta uma variante que organiza as tarefas em quatro quadrantes segundo duas dimensões Urgência (urgente, não urgente) e Importância (Muito Importante, Pouco Importante). A sua tarefa é criar uma interface para gerir a lista de afazeres usando este método. A interface deverá permitir consultar ou actualizar em qualquer lado a lista das tarefas que tenho a realizar. Opcional: fazer interface com um sistema de calendário como o Google ou Outlook.

Train Services

A companhia ferroviária "Transfer" quer melhorar cada vez mais a experiência de viagem dos seus passageiros. Os modernos comboios TGV já dispõem de ecrãs individuais na parte de trás de cada banco e o director de vôo da "Transfer" quer explorar melhor estes dispositivos. O desafio da sua equipa é permitir que o passageiro tenha acesso através deste ecrã a um conjunto de serviços que incluem atendimento a bordo, filmes, jogos, jornais, livros, etc, por forma a tornar o tempo de viagem "menos longo".

Tarefas para os Projectos

AutoChef

Pedir um bitoque com batata frita, arroz e ovo, bem passado, pagando com uma nota de €10 e recebendo o troco.


PrintShirt

Comprar uma t-shirt amarela, de tamanho L, com o logotipo do IST em grande, no peito, e da associação de estudantes do lado esquerdo em cima (o do IST já estava disponível na máquina, mas o outro teve que ser levado num SD card). Vai pagar com €50 e receber o troco.


IronGadget

Visualizar o resultado obtido na última prova de bicicleta e programar o dispositivo para o avisar quando faltarem 15 minutos para esse tempo. Reiniciar o relógio da prova de estrada quando começar a corrida.


SAFA - Serviço de Atendimento Farmaceutico Automatizado

Sendo asmático (com problemas de alergias a alguns medicamentos) adquirir o primeiro medicamento para a dor de cabeça que não tenha problemas de alergias. Dado o preço de 4,45 euros, pagar com todas as moedas disponíveis na carteira (1x 2eur, 2x 1eur, 3x 20cent.). Por fim, receber o troco, o medicamento, e o recibo.


FlorMóvel - Uma florista no telemóvel

Encomendar um ramo com 3 gerberas amarelas, 1 estrelícia e verdura para as 17h00, solicitando um aviso para o telemóvel (991 234 567) quando estiver pronto.


Connecting - O seu guia de Transportes

Imagine que está no aeroporto de Colónia (Alemanha) e que quer ir para a cidade de Aachen. Use o sistema Connecting de modo a saber quais os próximos comboios para esta cidade com apenas uma troca, as estações onde tem que trocar e as linhas onde estes param.


4Me2Do - A minha lista de afazeres

Começa mais uma semana - e o seu trabalho parece nunca mais ter fim. Consulta a lista de quatro quadrantes e verifica que das duas coisas urgentes e menos importantes, uma (verificar o correio electrónico do seu colega de grupo) já está feita. Marca essa como realizada e consulta a lista do segundo quadrante (tarefas Importantes e não urgentes) e decide atacr o projecto de IPM, De caminha nota que uma das tarefas menos urgentes e menos importantes tem de ser concluída até depois de amanhã. Muda essa tarefa para o primeiro quadrante alterando-lhe a prioridade.

Train Services

Encomendar um bife com batatas fritas, a ser entregue às 20h no meu lugar, e uma omolete mista para o meu filho que ficou no lugar 9F (o comboio já estava quase cheio...). Pagar com multibanco.