Sumários

Personalização e Standards Web

2 dezembro 2008, 09:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Padrões de desenho WWW : E-commerce e Carrinho de compras. Personalização de Homepages. Standards de desenho para a Web. Acessibilidade. Cascade Style Sheets (CSS) para fazer a separação entre apresentação e conteúdo. Locais para validação de documentos HTML e de CSS.


Toolkits: Entrada & Comunicações

27 novembro 2008, 09:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Programas sequenciais vs orientados por acontecimentos. Árvore de interactores e Sistemas de Janelas. Sistemas de Gestão de Janelas (em rede - XWindow). Vários tipos de Acontecimentos de entrada. Lista de acontecimentos, Ciclo de acontecimentos e processamento (callbacks/Event handlers). Encaminhamento de acontecimentos para o widget correcto. Métodos para comunicação entre widgets.


Padrões de Desenho Web

25 novembro 2008, 09:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Padrões de Desenho Web. Motivação, Padrões em Arquitectura, Eng. de Software e para desenho Web. Padrões para Home Page e 6 Regras para fazer uma boa HomePage. Técnica da pirâmide invertida. Estudo de usabilidade Web e resultados não esperados.


Desenho de Páginas Web

20 novembro 2008, 09:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Importância de páginas bem desenhadas. Diferenças entre IU para Web e Desktop. Dez erros mais comuns em desenho Web, os originais de 1996 e os actuais. Ciclo de desenvolvimento para a Web. Mapas, storyboards, esquemas e simulacros.


Dispositivos de Interacção

18 novembro 2008, 09:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Unidades físicas de entrada de dados. Dispositivos para introdução de texto (teclados, fala, escrita, etc.). Dispositivos para introdução de coordenadas 2D e 3D (ratos, tabletes, luvas, etc.). Critérios para escolher dispositivo. Novos dispositivos de interacção.