PIZZAMÓVEL - A Pizza no telemóvel

A empresa MicroPizza lda. quer aumentar a penetração de mercado. Para tal pretende oferecer um serviço inovador de encomenda de pizzas via telemóvel de terceira 1/2 geração. Vocês ganharam o concurso para este projecto inovador. Os vossos objectivos são: desenhar um serviço mais fácil de usar que o telefone (actual), que permita fidelizar clientes e poupar custos à empresa.

Cart - Assistente de Compras

A cadeia de supermercados "Gota Doce" decidiu tirar partido da sua infraestrutura informática e da informação que tem sobre os clientes para lhes facilitar as compras e aumentar a sua eficiência. Para isso, contratou a sua empresa para conceber e desenvolver um protótipo de um dispositivo que ajudará o cliente a realizar as compras, organizar o seu carrinho, escolher os produtos em promoção, etc. O dispositivo estará disponível em todos os carrinhos de compras e permitirá aos clientes carregar a sua lista de compras de forma fácil e depois usar essa lista durante as compras.

KITT - O Carro Inteligente

A marca de automóveis "NASSIN" está a desenvolver um novo modelo de automóvel que terá um sistema inteligente para integrar vários tipos de informação: informações fornecidas pelo carro, informações de trânsito, telefone, rádio, agenda, etc. O dispositivo será ainda dotado de GPS quer para navegação convencional, quer para navegação pessoal numa cidade (conhecer a localização actual, conhecer a localização de outras pessoas, conhecer a localização de serviços públicos, ...). A sua empresa está na vanguarda da tecnologia e foi contratada para desenhar o protótipo do dispositivo, assim como a interface do sistema que permite ao condutor consultar toda esta informação de forma integrada e sem tirar os olhos da estrada.

E-News

A empresa "Info & Companhia" é o maior grupo de media Português. Como tem muitos meios de comunicação, desde televisões, rádios, jornais e revistas, decidiu juntar toda a informação e disponibilizá-la de forma electrónica aos seus clientes. Para isso pretende criar um novo dispositivo baseado no papel electrónico. Sendo a sua empresa uma das que domina a tecnologia do papel electrónico e das interfaces pessoa-máquina, foi contratada para desenvolver o novo dispositivo e a aplicação que irá permitir aos clientes carregar as notícias desejadas, assim como navegar pelas notícias, lê-las e/ou vê-las.

City Point

A empresa "Turismo Inteligente" contratou a sua equipa para criar um quiosque multimédia que substitua os tradicionais postos de informação turística numa cidade. A ideia é ter vários "City Point" em zonas chave da cidade que permitam não só obter informações da zona e percursos, como comprar bilhetes para os eventos que se realizam em torno do "City Point". Na criação do protótipo a sua equipa tem liberdade na escolha da cidade onde o protótipo vai funcionar.

Casa Segura

A empresa "Domótica & Companhia" é a líder de mercado em soluções para edifícios inteligentes, sendo requisitada para equipar habitações e escritórios. Com a crescente preocupação com a segurança, o director de I&D da "Domótica & Companhia" quer explorar a possibilidade de aceder e controlar o sistema de segurança de uma casa ou escritório através de um telemóvel. A sua equipa ficou responsável por apresentar um protótipo para esta aplicação.

Flight Services

A companhia aérea "ZAP" quer melhorar cada vez mais a experiência de vôo dos seus passageiros. Os modernos aviões já dispõem de ecrãs individuais na parte de trás de cada banco e o director de vôo da "ZAP" quer explorar melhor estes dispositivos. O desafio da sua equipa é permitir que o passageiro tenha acesso através deste ecrã a um conjunto de serviços que incluem atendimento a bordo, filmes, jogos, jornais, livros, etc, por forma a tornar o tempo de vôo "menos longo".

UbiMed XP, Assistência médica para pessoas idosas

A "FutureMed Inc." acabou de patentear uma nova tecnologia de microsensores que são espalhados pelo corpo humano e que recolhem todo o tipo de informações fisiológicas (batimentos, pressão arterial, temperatura, ...). O próximo passo é desenvolver um dispositivo que recebe as informações dos microsensores e que permite a sua visualização, organização, monitorização e apoio médico. Com base nesta tecnologia, a equipa de marketing quer colocar no mercado um equipamento inovador para pessoas idosas.