Sumários

P01

28 fevereiro 2019, 15:30 Augusto Moita de Deus

Funcionamento das aulas práticas. Série P1 (Propriedades Mecânicas parte I): problemas 1, 4a,c, 5a,b, 6a.


T04

28 fevereiro 2019, 14:00 Augusto Moita de Deus

Regime de deformação uniforme e regime de deformação não-uniforme (estricção). Velocidade de alongamento, velocidade (ou taxa) de deformação (ou de extensão) nominal e velocidade (ou taxa) de deformação (ou de extensão) real. Motivo da existência de um troço decrescente na curva tensão-extensão nominal, enquanto que a curva de valores reais é sempre crescente. Esquema de uma máquina de ensaio de tracção. Entensómetro, célula de carga. Sistema de forças distribuídas a actuar numa superfície. Sistema de forças normal, sistema de forças tangencial.  Tensões normais.  Tensões tangenciais (ou de corte). Deformações normais. Deformações tangenciais (ou distorções). Coeficiente de Poisson. Módulo de distorção (ou de Coulomb). Relação entre a distorção e a tensão de corte em regime elástico: lei de Coulomb. Relação entre o módulo de Coulomb, o módulo de Young e o coeficiente de Poisson para um material isótropo.


P01

25 fevereiro 2019, 14:30 Augusto Moita de Deus

Funcionamento das aulas práticas. Série P1 (Propriedades Mecânicas parte I): problemas 1, 4a,c, 5a,b, 6a.


P01

25 fevereiro 2019, 11:00 Augusto Moita de Deus

Funcionamento das aulas práticas. Série P1 (Propriedades Mecânicas parte I): problemas 1, 4a,c, 5a,b, 6a.


T03

25 fevereiro 2019, 09:30 Augusto Moita de Deus

Cap. 2. Propriedades Mecânicas dos Materiais, parte I.

Ensaio de tracção uniaxial.  Gráfico força vs. alongamento. Tensão nominal. Extensão (ou deformação) nominal. Tensão real. Extensão (ou deformação) real. Fórmulas de conversão entre valores nominais e reais, baseadas na conservação (aproximada) de volume. Regime linear e (puramente) elástico. Linearidade e elasticidade como conceitos distintos [1]. Lei de Hooke. Módulo de elasticidade (ou módulo de Young). 

Regime (elastico-) plástico. Recuperação elástica após deformação plástica. Extensão final total após passagem pelo regime plástico como soma de 2 termos: extensão plástica + extensão elástica. Tensão de prova a  0.n% (por exº tensão de prova a 0.1% ou a 0.2%). Tensão de cedência.  

[1] Na prática esses regimes coincidem para a generalidade dos materiais, mas há excepções: por exº os elastómeros exibem um comportamento elástico -ie recuperam totalmente após a remoção da carga- que é não-linear.